21/09/2015 - Base Anzol tríplice fronteira

Base Anzol está instala no Rio Solimões, na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru (Foto: Divulgação/PF)No AM, PF instala base de combate ao narcotráfico em tríplice fronteira.

Base Anzol funciona em Tabatinga e fiscaliza embarcações no Rio Solimões.
Policiais federais, civis, militares e soldados do Exército atuam em conjunto.

Do G1 AM 
Base Anzol está instala no Rio Solimões, na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru (Foto: Divulgação/PF)
Para apertar o cerco contra o narcotráfico, que abastece a tríplice tronteira Brasil, Colômbia e Peru, a Polícia Federal instalou uma base permanente de operações em Tabatinga, uma cidade no extremo oeste do Amazonas, a 1.108 km de Manaus, que é porta de entrada para os dois países vizinhos.
A Base Anzol é ocupada 24 horas por polícias e forças militares, no Rio Solimões, que é a entrada do Rio Amazonas no Brasil. O posto central funciona numa balsa, a 40 minutos de barco da sede do município, algo em torno de 30 quilômetros de distância. Cinco quilômetros mais adiante fica outra embarcação menor, que funciona como apoio.
O posto de fiscalização controla tudo o que entra pelo rio, faz uma espécie de "pente fino" em barcos, passageiros e bagagens. A ideia é reprimir principalmente o tráfico internacional de entorpecentes, contrabando, exploração ilegal de minérios e controlar o fluxo de estrangeiros no Brasil.
"Na balsa maior fazemos toda a fiscalização das embarcações que estão passando. Temos o controle de todas as listas de passageiros. Verificamos, por exemplo, antecedentes criminais, pois se houver algum suspeito de crime, fazemos uma abordagem mais específica, explica Franco Perazzoni, delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF.

Já o ponto de apoio serve para interceptar alguém que tenha fugido do primeiro posto de controle. Nessa barco estão militares do Exército, que utilizam armamento pesado.
A base foi inaugurada na sexta-feira (18). Há 30 dias já funcionava de forma experimental, com policiais federais, civis e militares e soldados do Exército Brasileiro, atuando de forma conjunta. A unidade substitui operações esporádicas, que eram realizadas na região.
O general de Brigada Ubiratan Poty, chefe do Estado Maior do Comando Militar da Amazônia (CM), destaca que o ponto onde a base foi instalada é de passagem obrigatória para quem vai ou vem da Colômbia ou Peru, o que facilita o controle.
Drogas
Pelos cálculos da Polícia Federal, só no Peru existem mais de 10 mil hectares de plantação de coca. E boa parte da droga que é produzida tanto no Peru quanto na Colômbia tem direção certa, o Brasil. Com a Base Anzol, os agentes das forças de segurança acreditam que os traficantes terão mais dificuldade para agir no Rio Solimões.
O titular da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, informou que só neste ano no Amazonas foram apreendidas quase sete toneladas de entorpecentes, mais do que a soma dos últimos quatro anos, que foi de 6,3 toneladas. Para ele, a barreira permanente vai ajudar na redução dessas estatísticas.
Rio Solimões serve como corredor do corredor do narcotráfico (Foto: Reprodução/PF) 
 Rio Solimões serve como 'corredor' do narcotráfico (Foto: Reprodução/PF)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário