21/08/2015 - Viaturas Cascavel abrem fogo em treinamento perto da fronteira com a Guiana

DCIM100GOPROGOPR0813.
Campo de Instrução da Serra do Tucano na semana passada: os veteranos carros Cascavel mostraram seu grau de prontidão operacional.
Por Roberto Lopes* planobrazil
O 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado “Sentinela do Lavrado” participou do período de tiro das armas coletivas da 1ª Brigada de Infantaria de Selva – Brigada Lobo D’Almada –, sediada em Boa Vista, capital do estado de Roraima.
O treinamento foi realizado entre os dias 11 e 13 deste mês (terça-feira e quinta-feira da semana passada) no Campo de Instrução da Serra do Tucano, no município de Bonfim – fronteira com a República da Guiana –, e incluiu o desdobramento de viaturas blindadas tipo EE-9 Cascavel, que efetuaram disparos com o seu canhão de 90 mm.
Lavrado é o nome que se dá a uma grande área plana do território roraimense propícia à evolução de veículos.
DCIM100GOPROGOPR1059.
Fogo de armas automáticas que ganharam alta mobilidade ao serem montadas sobre viaturas de rodas do Esquadrão
O adestramento do efetivo do Esquadrão foi completado por tiros de metralhadora MAG.50, de para-fal e de fuzis automáticos pesados.
O 12º Esquadrão foi instalado na cidade de Boa Vista em 1983, e sua dotação inicial consistiu em meia dúzia de carros Cascavel e sete blindados de transporte de tropas EE-11 Urutu.
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva é a antiga 1ª Brigada de Infantaria Motorizada, da cidade fluminense de Petrópilis, que em novembro de 1991 foi desativada e realocada, com nova denominação, na capital roraimense.
DCIM100GOPROGOPR0974.
Militares do 12º Esquadrão entrincheirados, à sombra dos carros Cascavel (à esquerda)
O Esquadrão “Sentinela do Lavrado” é o único componente da Brigada Lobo D’Almada a dispor de meios blindados.
12EsqdCmEC
Cascavel EE-9: a concepção da viatura é da década de 1970, mas, na fronteira Norte do país, sua operacionalidade está preservada
*Com informações do 12º Esq C Mec

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário