18/08/2015 - “Sucatão” será leiloado
Último “Sucatão” da FAB será leiloado
Antigo avião de transporte, “irmão” da versão presidencial, tem lance inicial de R$ 312 mil
Aposentado em outubro de 2013, o
Boeing KC-137 (707) “FAB 2402″, o lendário “Sucatão” da Força Aérea
Brasileira (FAB), está sendo leiloado.
O valor do lance inicial é de R$
312.200,00, com incrementos no valor mínimo de R$ 1.000,00. Os
interessados podem agendar uma visitação externa para os dias 24, 25 e
26 de agosto, das 09h às 11h e das 13 às 15:30h. Maiores informações no
site do leiloeiro oficial.
Os KC-137 chegaram à FAB em meados
dos anos 1980. Desde então, conquistaram um lugar na história da aviação
nacional ao integrar as principais missões humanitárias promovidas pelo
Brasil, além do resgate de brasileiros vítimas de guerras e
catástrofes. A versatilidade das aeronaves permitiram sua aplicação
tanto no transporte de tropas em missões de paz no Haiti, em Angola e no
Timor Leste, como também em apoio a atividades científicas, desportivas
e sociais de interesse do Brasil.
Entre 1986 e 1987, o Esquadrão
Corsário recebeu quatro unidades Boeing KC-137 que pertenceram à empresa
aérea Varig e passaram por modificações na Boeing, em Wichita, no
estado norte-americano do Kansas. Foram batizadas então de FAB-2401,
FAB-2402, FAB-2403 e FAB-2404.
As aeronaves possuem como marca
registrada a capacidade de reabastecimento em vôo (REVO), além de
transporte de carga e de pessoal, o que representou uma significativa
mudança no comportamento operacional e logístico de manipulação de
cargas, potencial de REVO e operação de grande volume de passageiros na
FAB.
Até 2005, o Boeing FAB-2401, ficou
responsável pelo transporte do Presidente da República, quando foi
substituído com a chegada do Airbus VC1A, o “Santos-Dumont”. A unidade,
adaptada para a missão, realizou diversas viagens ao exterior em
compromissos oficiais da presidência e de ministros de Estado. Em 2014, a
aeronave foi desmontada e vendida como sucata.
Embora desativado como aeronave
presidencial, os KC-137 concentraram a sua função estratégica no
reabastecimento em voo de caças F-5EM, F-2000 Mirage e A1, graças à
elevada capacidade de conduzir combustível (90.000 litros) à maior
distância e maior altitude, com possibilidade de transferência de 1.700
litros por minuto, e a atuação como aeronaves de transporte de longo
alcance e grande capacidade.
Em 2013, a idade das aeronaves se
fez presente pelos altos custos de manutenção, inclusive pelo excessivo
consumo de combustível, bem como o barulho acima dos níveis permitidos
na maioria dos aeroportos, em especial os europeus, realidade que
culminou na decisão de parar de vez com a utilização do KC-137 na FAB. AIRWAY
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