18/07/2015 - Uma Continência ao Exército Brasileiro



Fábio Pereira Ribeiro- EXAME
Hoje presto uma continência ao Exército Brasileiro.
Ontem prestei ao esporte brasileiro e a todos os honrados atletas. Hoje é mais do que digno prestar continência ao Exército Brasileiro. Como já falei, continência se presta não se bate, continência é um sinal de respeito, digno de todo militar, mesmo civil, pois todo militar, acima de tudo é um cidadão e um civil que abre mão de sua vida para defender as vidas de outros civis.
Além da defesa da Nação, os militares são profissionais dedicados em Educação Física. O esporte pertence ao DNA das Forças Armadas. Desde a mais tenra idade do Exército Brasileiro, um dos seus maiores valores está em patrocinar atletas.
A primeira medalha olímpica do Brasil foi conquistada por um oficial do Exército Brasileiro. Os Jogos Panamericanos de 2015 demonstram o quanto devemos valorizar nossos atletas e principalmente o programa de Alto Rendimento de Atletas do Exército Brasileiro. As medalhas continuam com o apoio do Exército Brasileiro. A Escola de Educação Física do Exército Brasileiro no Forte São João, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, é referência internacional. De lá muitos atletas civis se tornam atletas militares de alto desempenho, medalhistas.
Reproduzo aqui no meu Blog EXAME Brasil no Mundo entrevista com o Major Rodrigo Lameira, Gerente do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro publicado no Blog do Exército Brasileiro http://eblog.eb.mil.br/?p=4152 .
Importante destacar o investimento e o esforço do Exército Brasileiro para desenvolver Atletas de Alto Rendimento.
exercito-brasil-2012
ATLETAS MILITARES CONQUISTAM MEDALHAS NO PAN
A história esportiva do Exército fica mais enriquecida com a conquista de medalhas, recordes e marcas no Pan Americano em Toronto. Tudo começou em 1915 com a criação da Comissão de Desportos do Exército. O Sargento “João do Pulo, o Soldado Edson Arantes “ Pelé”, o Tenente “Guilherme Paraense” são referências dessa trajetória, entre outros grandes atletas. Agora, novos talentos enchem de orgulho o Exército e o País. Nesta entrevista, Maj Rodrigo Lameira, gerente do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército fala sobre preparação, resultados e a repercussão do trabalho desses atletas militares.
Major Lameira - Exército Brasileiro
Major Lameira – Exército Brasileiro
EBlog – O Exército Brasileiro é ouro no Pan, desde quando investe em competições esportivas? ​
Maj Lameira – O Exército Brasileiro investe em competições esportivas desde a criação da Comissão de Desportos do Exército em 1915, tendo ao longo da sua História, diversos militares renomados, como o tenente Guilherme Paraense (medalhista olímpico em Antuérpia-1920), o sargento João Carlos de Oliveira (o “João do Pulo” medalhista olímpico em Montreal-1976 e Moscou-1980), o soldado Edson Arantes do Nascimento (o “Pelé”), entre outros grandes atletas. Ao longo dos anos, o Exército sempre investiu em seus militares de carreira para bem representarem a Força Terrestre em competições nacionais e internacionais. Com isso, em 2009, o Ministério da Defesa decidiu criar o programa de atletas de alto rendimento, tornando viável o ingresso destes atletas nas Forças Armadas, melhorando ainda mais esta representatividade.
EBlog – Qual o interesse do Exército em participar de competições internacionais?
Maj Lameira – O principal interesse é de projeção da imagem do Exército Brasileiro no cenário internacional​, mostrando o valor do soldado brasileiro.
EBlog – Como é composto o grupo de atletas?
Maj Lameira – São 196 militares, assim distribuídos em 18 modalidades​:
Atletismo – 38; Basquetebol – 9; Boxe – 6; Esgrima – 10; Futebol – 9, Hipismo – 1, Judô – 18; Natação – 29; Orientação – 2, Paraquedismo – 4, Taekwondo – 13; Pentatlo Militar – 8, Pentatlo Moderno – 1; Tiro – 1; Triathlon – 8; Voleibol masculino – 15; Voleibol feminino – 15; Voleibol de praia – 9.
EBlog- A  que deve o êxito das equipes militares?
Maj Lameira – O êxito se deve principalmente ao fato destes atletas serem muito dedicados em seus treinamentos​ ​diários, com muita disciplina, responsabilidade e dedicação, atributos de um ótimo militar. ​
EBlog – Mais uma medalha de ouro para um atleta militar, como avaliam esse resultado?
Maj Lameira – A avaliação é a melhor possível, mostrando à todos nós, não só do Exército Brasileiro e das Forças Armadas, mas integrantes também do Comitê Olímpico Brasileiro​, das Confederações e Federações Desportivas, Clubes, técnicos e, principalmente, à família do militar, que estamos todos no caminho certo rumo aos Jogos Mundiais Militares no mês de outubro na Coréia do Sul, bem como aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
EBlog- O que está sendo preparado para os Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro?
Maj Lameira – Os nossos militares estão em um ritmo intenso de treinamentos e competições, como podemos acompanhar os Jogos Panamericanos que acontecem agora em Toronto-Canadá. ​Até lá, passarão por muitos desafios em busca da tão sonhada vaga olímpica. Em termos de infraestrutura, o Exército Brasileiro tem apoiado a construção do Complexo Esportivo de Deodoro, que está localizado dentro da Vila Militar, e onde acontecerão 11 modalidades olímpicas. Além disso, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), localizado no bairro da Urca – Rio de Janeiro, possui uma estrutura desportiva para treinamento de diversas modalidades olímpicas e, assim, realizou parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, tornando-se um Centro de Treinamento de Alta Performance.
EBlog- Onde obter mais informações sobre o ingresso do atleta na carreira militar?
Maj Lameira – Para mais informações sobre este ingresso, acesse o site www.cde.ensino.eb.br, clique à esquerda no link Programa de Alto Rendimento – Edital de convocação. Estamos no 8º edital, com duas vagas abertas, uma no Voleibol de praia feminino e outra no ​Hipismo masculino. A previsão de um próximo edital é para final deste ano, início de 2016.
Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército
Fonte: Blog do Exército Brasileiro http://eblog.eb.mil.br/?p=4152

NOTA MB: Parabéns ao nobre jornalista, por estudar e entender um pouco sobre diversos assuntos inclusive o militar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado