03/05/2015 - Marechal Rondon terá um memorial em Porto Velho


MEMORIAL RONDON - 3A vida e a obra do Marechal Rondon será mostrada no Memorial Rondon. De acordo com o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, será instalado na Vila de Santo Antônio justamente onde Rondon implantou o último Posto Telegráfico da linha que integrou as regiões Centro Oeste e Norte do Brasil. rondoniadinamica

Rondônia é o único estado da federação cujo nome representa uma homenagem, justa e merecida a um ícone do Brasil o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

O Memorial Rondon é uma parceria entre várias instituições entre as quais, o governo do estado de Rondônia que colocou os técnicos da Superintendência dos Esportes da Cultura e do Lazer (Secel) à disposição da equipe que estará coordenando o trabalho de instalação do Memorial. “Dentro do que estiver ao alcance da nossa Superintendência vamos atender a recomendação do governador Confúcio Moura”, disse Rodnei Paes.

“O propósito dessa homenagem será uma excelente oportunidade para fazer coexistir em um mesmo espaço, passado, presente e futuro, conhecimento tradicional e tecnologia, preservação do meio ambiente e progresso, ciência e pesquisa, tudo sob a imagem irretocável de um brasileiro que empresta seu nome a um meridiano e que foi indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz e é considerado o Patrono das Comunicações”, disse o general de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

A ideia partiu do general Novaes ex-comandante da 17ª Brigada, que ao verificar que não havia nada em destaque sobre o patrono de Rondônia decidiu criar o Memorial Rondon.

O projeto é da empresa Memória Civelli Produções Culturais que recebeu do próprio Marechal Rondon os direitos autorais sobre o material que ele capturou durante suas expedições. A empresa Memória Civelli vai replicar todo o material que existe no Rio de Janeiro, aqui no Memorial Rondon. “Para trabalhar na reprodução desse material, vamos utilizar a mão de obra local. É um projeto que a gente quer dividir com a sociedade”, disse Costa Neves.

O Memorial Rondon está previsto para ser inaugurado durante a Semana do Exército em agosto.


HOMENAGEM

Na terça-feira (5), dia em que se comemora 150 anos de marechal Rondon, o governo de Rondônia em parceira com os Correios, Porto Velho Shopping e 17ª Brigada de Infantaria e Selva realiza a abertura de uma exposição sobre Rondon e o lançamento do selo comemorativo. O evento, que será às 16h, no Porto Velho Shopping, é gratuito e aberto à população.

Fonte
Texto: Silvio M. Santos
Fotos: Divulgação
Decom - Governo de Rondônia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado