26/03/2015 - Operação Curare V atua no combate a crimes transfronteiriços em Roraima

Ação teve início no dia 25 de março em toda extensão da fronteira de RR.
Operação do Exército Brasileiro também oferece ações cívico-sociais.
Do G1 RR

Operação Curare V é realizada nas áreas de fronteira de Roraima (Foto: Major Castro/Arquivo pessoal).
Para combater atos ilícitos em toda extensão da fronteira roraimense, O Exército Brasileiro deu início nessa quarta-feira (25) à 'Operação Curare V', sob controle da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Além da operação, os militares iniciaram nesta quinta (26), ações cívico-sociais (ACISO) na Escola Municipal Nova Canaã, zona Oeste de Boa Vista. A operação conta com cerca de mil militares de Roraima e do Amazonas.
Segundo o general Mansur, o narcotráfico, descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal são o foco das ações. Ele informou ainda que a operação não tem prazo para encerrar. "Nossa intenção é que ela se prolongue para que a gente possa dar mais segurança à sociedade", disse.
Além da parte de combate a ilícitos, a Brigada vai realizar ações cívico-sociais, que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos municípios de Uiramutã, Rorainópolis, Caracaraí, Bonfim e às áreas indígenas de Surucucu e Auaris, locais onde são realizadas a operação.

A Operação Curare V ocorrerá em todo arco fronteiriço e áreas interiores do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia. "Nós fazemos também patrulhamento nos rios, nas rodovias e aéreo, e durante esses patrulhamentos fazemos as revistas", completou.
Ainda segundo o  general, "é importante deixar claro, que mesmo encerrando a operação, os nossos pelotões especiais de fronteira, vão continuar com fiscalização, a operação apenas intensifica o trabalho do exército", declarou.
Em Roraima, a operação conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal do Brasil (RFB), Agência Brasileira de Informações (ABIN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento (MAPA), Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entre outras agências.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário