21/02/2015 - Tarumã, pede ajuda do Exército
Recuperação da ponte do Tarumã levará quase um mês para ser concluída, diz Seinfra
A ponte do Tarumã teve sua estrutura comprometida pela forte correnteza do igarapé em decorrência das chuvas e do tráfego
A ponte de mais de 20 aos de existência não resistiu à força das águas pluviais e cedeu, obrigando sua total interdição
A
antiga ponte situada na Estrada do Tarumã, na Zona Oeste, que teve sua
estrutura comprometida pela forte correnteza do igarapé em decorrências
das chuvas e do tráfego constante de veículos pesados, já está em
recuperação desde esta sexta-feira (20).
Técnicos
da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e da Construtora
Etam, responsável pela obra, iniciaram, nesta sexta-feira (20), a
demolição e retirada de entulhos para a verificação da laje de
sustentação da ponte. Com mais de vinte anos de existência e construída
sobre uma estrutura em gabião, a ponte não resistiu à força das águas
pluviais e cedeu, obrigando sua total interdição.
A
Secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, explicou que a
Seinfra está analisando duas opções de ação, sendo a primeira e mais
rápida o reaproveitamento da estrutura atual, após avaliação da laje de
concreto.
“Se após esta avaliação for
constatado que a estrutura pode ser reutilizada, a estrutura do gabião
será reforçada e a laje será recolocada no lugar de forma provisória até
que se proceda à duplicação da pista”, disse a titular da Seinfra.
Projeto
A
duplicação da pista está prevista no projeto do Anel Sul, que vai
duplicar os 8 quilômetros da Estrada do Tarumã, desde o Café Joelza até a
Avenida Santos Dumont, a Estrada do Aeroporto.
A
segunda opção, segundo a titular da Seinfra, seria a colocação de
pontes cedidas pelo Exército Brasileiro. Waldívia Alencar informou que o
governador em exercício, Henrique Oliveira, determinou o contato com o
Comando Militar da Amazônia – 12ª RM, para solicitar a estrutura. “As
pontes utilizadas pelo Exército Brasileiro têm 14 metros de extensão e
ficaria no local até a construção da ponte definitiva, que também será
duplicada”, explicou Alencar.
Em ambos os casos o prazo para liberação do tráfego no local é de 15 a 25 dias, quase um mês.
Novas obras
De
acordo com informações da Seinfra, a duplicação da Estrada do Tarumã e a
construção de uma ponte inteiramente nova já estavam previstos na
construção do Anel Viário Sul, dentro do “Projeto Amazonas 2020”, do
Governo do Amazonas, que prevê intervenções viárias de grande porte em
Manaus, como a Avenida das Torres – já concluída, e a sua continuação já
em obras, que é a Avenida das Flores, na Zona Norte da capital.
Principal via de acesso à Torquato
A
ponte é a principal via de acesso para a Vivenda Verde e liga a rodovia
AM-450 à rodovia Torquato Tapajós, na Zona Norte. A barreira colocada
ainda ocupa um trecho da ponte e deixa o espaço limitado a passagem de um
veículo por vez.
Para
o motorista Enri Souza, 24, a necessidade de trafegardo outro lado da
ponte existe e por isso ele se arrisca no trecho que estáafundando. “Eu
tenho que passar aqui quase todos os dias. Fazer outro caminhovai tirar
35 a 40 minutos do meu tempo”, disse.
A
dona de casa Ivânilda Ribeiro, 27, disse que todos os diasé possível
perceber que a área está mais funda. Segundo ela, alguns motoristase
moradores se mobilizaram para retirar do caminho as defensas.
De
acordo com o comerciante Arnaldo Cruz, 62, que mora nolocal há 40 anos,
o problema se arrasta desde agosto do ano passado. “Semprevem um
técnico aqui, pergunta, diz que já vão ajeitar, mas nunca
voltam”,reclama o comerciante. fonte: G1
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