19/02/2015 - Dia do Esportista - 19 de fevereiro de 2015

A Força Terrestre parabeniza, nesta data, todos os militares esportistas. Não é de hoje que a prática da atividade física é inerente a todos os militares. Seja como complemento na formação ou especialização, seja como lazer, competição ou simulação de combate. O certo é que cada militar ao correr, jogar vôlei, futebol, basquete, escalar, saltar ou nadar, é um esportista que busca melhorar seu condicionamento físico, visando a sua operacionalidade e saúde.

Ao longo da sua história, o Exército Brasileiro sempre esteve junto ao esporte, tanto no âmbito nacional como internacional. Esportistas como o Sargento João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”, recordista mundial de salto triplo; o Tenente Guilherme Paraense, 1º medalhista olímpico de ouro do Brasil na prova de tiro ocorrido nas olimpíadas da Antuérpia em 1920, são alguns exemplos.

Joao do Pulo, no pódio, ao receber a medalha de ouro no Pan de Porto Rico, e, 1979
João do Pulo, no pódio, ao receber a medalha de ouro no Pan de Porto Rico, em 1979

De um passado de atletas militares, ídolos esportivos pelas suas conquistas, saltamos para o ano de 2007, em que novos desafios mudaram o esporte militar. Naquele ano, o Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), entidade composta por 133 países membros, escolheu o Brasil para sediar os 5º Jogos Mundias Militares em 2011, na cidade do Rio de Janeiro. Até então, este grande evento poliesportivo só havia ocorrido na Itália em 1995 e 2003, na Croácia em 1999 e na Índia em 2007. Era a vez de o Brasil mostrar ao mundo o seu potencial esportivo e gerencial.

A grandiosidade de realizar o 4ª maior evento poliesportivo do mundo fez com que o Exército Brasileiro, em 9 de novembro de 2009 incorporasse a primeira turma de 130 atletas de alto rendimento. A primeira tarefa desta turma era transferir os conhecimentos técnicos para outros atletas militares, ajudar na preparação das equipes esportivas das Forças Armadas e contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional. Tudo visando o objetivo maior, um ótimo desempenho esportivo em 2011.

Atletas de alto rendimento do EB
Atletas de alto rendimento do EB


Quando chegou 2010, pouco menos de um ano após a incorporação e preparação intensiva para os Jogos de 2011, os resultados em competições esportivas militares já mostravam o impacto da decisão tomada no ano anterior. O Brasil conquistou medalhas em 11 dos 14 campeonatos mundiais militares que participara naquele ano. Em sete deles, ocupou o lugar mais alto do pódio. Em outros, conquistou medalhas inéditas. A preparação e a dedicação dos atletas militares e da comissão técnica mostravam resultados que dariam orgulho ao nossos antigos ídolos esportivos.

Em 16 de Julho de 2011 se iniciavam os 5º Jogos Mundiais Militares. A missão dada aos atletas era de superar os seus limites a fim de conquistar o máximo de medalhas para o Brasil. Tarefa árdua, pois diversas potencias militares do desporto internacional, como China, Itália, Alemanha e França estavam presentes. O resultado final foi surpreendente. O Brasil conquistou 114 medalhas, ficando em 1º lugar geral e subindo ao pódio em 19 dos 20 esportes disputados.

Agora, passados quatro anos do maior evento desportivo militar do mundo, uma nova missão surge no longínquo Continente Asiático. Serão os 6º Jogos Mundiais Militares, de 2 a 11 de outubro de 2015, na Coréia do Sul. O desafio é ainda maior: tentar manter o sucesso obtido no Rio de Janeiro, em 2011. Para lá partirão mais de 450 atletas militares que com muita superação, espírito de equipe e persistência tentarão cumprir a nobre missão de representar o Brasil e o nosso Exército, fazendo tremular nossa bandeira e soar nosso hino naquele país.

Parabéns a todos os esportistas. Parabéns a você, praticante ou atleta de alto rendimento.
 Fonte: Centro de Capacitação Física do Exército

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado