22/11/2012 - Militares de SC voltam do Haiti

Militares de SC voltam do Haiti
22 Nov 2012

por Carlos Alberto Lima*

Diário Catarinense - Florianópolis/SC - EDIÇÃO DO DIA 

 

 

A partir de novembro, sucessivas levas de militares do Exército brasileiro irão mudar a rotina do Aeroporto Hercílio Luz. À primeira delas, que chegou a Florianópolis ontem, se somarão outras sete. Desde março de 2012, quando embarcaram para o Haiti, 790 homens e mulheres, e dentre eles 408 de SC, cumpriram com louvor a missão que lhes foi confiada pela ONU para a estabilização do Haiti.
Em terras haitianas desde 2004, os militares brasileiros têm se destacado pelo trato afável e angariado a simpatia de haitianos e de militares de vários países que fazem parte da melting pot Missão para Manutenção de Paz no Haiti (Minustah).
Essa missão especial exige muito dos melhores. Os militares designados para cumpri-la são avaliados e testados pelo Centro Conjunto de Operações de Paz Brasil, com sede no Rio de Janeiro, cuja missão é apoiar a preparação de militares, policiais e civis brasileiros e de nações amigas para missões de paz.

O lema ânimo forte e a resistência à adversidade da 14a Brigada de Infantaria Motorizada, responsável pela organização e preparação desses heróis anônimos, os norteou no hercúleo e competente trabalho realizado em prol dos desassistidos no Haiti. Todas as etapas previstas para esta longa e difícil missão foram cumpridas, destacando-se a realização de mais de 3,5 mil patrulhas, 23 por dia, sob estresse e atenção permanentes, quer pela iminência do combate, quer pelo contato com o inimigo invisível da cólera e outras moléstias, que pelas precárias condições de higiene, dizima silenciosamente a população haitiana.
Acelera agora o coração no reencontro. Filhos, irmãos, maridos e pais retornam aos seus lares, para receberem o carinho de familiares e amigos. Aos soldados da paz, o reconhecimento do povo catarinense e o orgulho de superiores, pares e subordinados. Missão cumprida!

*Oficial do Exército brasileiro, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário