02/11/2012 - Centenas de pessoas acompanham sepultamento de militares em Livramento


Centenas de pessoas acompanham sepultamento de militares em Livramento

Sargento e soldado morreram afogados durante treinamento

Militares e familiares se reúnem em sepultamento de sargento e soldado em Santana do Livramento<br /><b>Crédito: </b> Daniel Badra / Especial CP
Militares e familiares se reúnem em sepultamento de sargento e soldado em Santana do Livramento
Crédito: Daniel Badra / Especial CP
Os corpos dos dois militares que morreram afogados enquanto participavam de um treinamento no Rio Ibicuí, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Estado, foram velados em clima de grande comoção nesta quarta-feira. Centenas de pessoas, entre familiares, colegas e amigos, estiveram na cerimônia de despedida do 3º sargento temporário Eberton Soares dos Santos, de 23 anos, e do soldado Luciano da Silva Borges, de 19 anos.  O sepultamento com honras militares ocorreu no Cemitério Público Municipal.


Desde a última segunda-feira, os militares participavam de exercício de mobilidade de blindados do 2º Esquadrão do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, na região da Florentina, a 23 quilômetros da área urbana. Na tarde de terça, por volta das 15h30min, o sargento recebeu a missão de avaliar a estrutura de uma ponte sobre o Rio Ibicuí para a travessia dos blindados. No deslocamento a pé pela margem do rio, Eberton acabou se desequilibrando num barranco e caiu na água, sendo tragado pela correnteza que formava um redemoinho, próximo a um dos pilares da ponte. O soldado pulou na água na tentativa de socorrer o colega, mas não resistiu a força da correnteza e submergiu.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e resgatou no final da tarde de terça o corpo do soldado, mas o sargento permaneceu desaparecido até a madrugada desta quarta, quando seu corpo foi retirado do rio. O Comando Militar do Sul vai apurar as responsabilidades. A Polícia Civil de Livramento também vai abrir inquérito sobre o caso. O comando do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado divulgou uma mensagem lamentando a tragédia.

"Somos muito bem preparados, não apenas para dar resposta operacional aos problemas de segurança, mas, sobretudo, suportar todo tipo de provação. Não imaginávamos, contudo, que seríamos submetidos a uma tragédia de tamanhas dimensões.

Estão se afastando prematuramente do nosso convívio o 3º Sargento Eberton Soares dos Santos e o Soldado Luciano da Silva Borges; que perderam a vida servindo; servindo ao Exército Brasileiro, servindo ao Brasil.

Assim, em nome dos integrantes do “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira” gostaríamos de apresentar as nossas despedidas a esses guerreiros que se devotaram de corpo e alma a missão. Aos familiares e amigos desses valorosos Soldados, apresentamos nosso mais profundo pesar e solidariedade. Imaginamos a dor que lhes invade a alma, a mesma dor que nos invade nesse momento. Temos um enorme orgulho de ter podido ombrear com esses homens de tanta fibra e de ideais tão elevados.

Estimados camaradas que nos deixam: Gostaríamos de estar juntos, mas o destino não quis assim; resta-nos a resignação diante da vontade superior.
Prosseguimos no cumprimento da nossa missão, como forma de homenagear a vocês, que em vida tanto se dedicaram a ela.

Obrigado pelos seus exemplos de entusiasmo, amizade e dedicação.
Que Deus lhes conceda o descanso em sua presença.
Seguirão sempre vivos nas nossas memórias e nos nossos corações".



Bookmark and Share

Fonte: João Ataídes de Medeiros / Correio do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado