26/08/12 - O Brasil em Armas


O Brasil em Armas

ESPECIAL - O Brasil em Armas


Há 70 anos, o Brasil entrou em guerra pela última vez – contra a Alemanha nazista e a Itália fascista. A decisão foi tomada após o torpedeamento de cinco navios brasileiros na costa do Nordeste. Em dois dias, 551 pessoas foram mortas. Desde 1941, sucediam-se ataques de submarinos alemães. Mas daquela vez foi diferente. As agressões ocorreram na costa brasileira e a quantidade de vítimas – a maioria civis indefesos – fez eclodir a revolta popular. As manifestações que se seguiram à agressão nazista faria o governo declarar o estado de beligerância no dia 22 e o de guerra no dia 30.
O Estado consultou arquivos militares, diplomáticos e governamentais em São Paulo, Rio e Brasília para contar essa história. Achou papéis – até então sigilosos – da Missão Militar Brasileira em Berlim, guardados no Itamaraty, e do Conselho de Segurança Nacional, no Arquivo Nacional. Eles mostram por que e por ordem de quem o Brasil foi agredido pelos submersíveis inimigos e como o País, improvisadamente, preparou-se para enfrentar essa ameaça.
A reportagem ouviu e gravou duas dezenas de entrevistas com veteranos. Também procurou historiadores, familiares de antigos combatentes e militares da ativa. Analisou diários de campanha de unidades da Força Expedicionária Brasileira, acervos particulares e da Justiça Militar. A pesquisa conduziu a histórias surpreendentes. Como a dos pracinhas submetidos à corte marcial e condenados à morte – os únicos durante a guerra – após um estupro e um assassinato. Ou a do capitão que passou o conflito atormentado pela ideia de enterrar um amigo tombado em combate e deixado no campo de batalha. Ou ainda a de brasileiros que combateram – e morreram – pela Alemanha.
A equipe produziu infográficos mostrando a evolução da guerra, as armas e os uniformes usados por brasileiros no maior conflito bélico de todos os tempos. Quase mil imagens serviram para reconstruir o período. Espalhadas pelo País, foram achadas principalmente com veteranos e nos acervos de Marinha, Exército e Força Aérea. O Estado reuniu áudios de músicas da época, resgatou detalhes da vida no front e em São Paulo durante o período e descobriu algumas histórias que muitos queriam ver escondidas e outras que nunca deveriam ter sido esquecidas. São textos, vídeos e gravações indispensáveis para se entender essa história: a nossa história. / MARCELO GODOY   .estadao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário