- Força Aérea Brasileira comemora os 139 anos de Alberto Santos-Dumont

Força Aérea Brasileira comemora os 139 anos de Alberto Santos-Dumont

Brasília, 20/07/2012 – A Base Aérea de Brasília abriu os portões na manhã desta sexta-feira (20) para comemorar a data do Patrono da Aviação, marechal-do-ar Alberto Santos-Dumont. E, na cerimônia cívico-militar, houve a entrega da medalha “Mérito Santos-Dumont” a ministros de Estado e dos tribunais superiores, parlamentares e jornalistas. O ministro da Defesa, Celso Amorim, em mensagem lida na cerimônia, disse da importância do patrono da Força Aérea como sendo “responsável pelo exponencial salto tecnológico que levou à invenção do avião”.

“O audacioso voo realizado com o primeiro aparelho autopropulsado e mais pesado que o ar, o famoso 14 Bis, alçou o nome do Brasil a uma posição destacada na história da aviação. Santos-Dumont acreditava que o conhecimento deveria pertencer à humanidade, e por isso nunca fez questão de deter os direitos autorais e intelectuais de seus engenhos”, disse a mensagem do ministro Amorim.

O ministro destacou também a vocação empreendedora de Santos-Dumont “ainda mais atual no momento em que, sob a égide da Estratégia Nacional de Defesa, buscamos capacitar a indústria de material bélico para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa”.

“Os frutos desse dinamismo intelectual para o desenvolvimento do país motivaram a criação de instituições de ensino, centros de pesquisa e indústrias que são motivo de orgulho para todos os brasileiros”, disse ainda a mensagem de Amorim.

Na ordem do dia do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, lida na cerimônia, a importância do patrono foi destacada. “Integrantes da Força Aérea Brasileira, hoje ao comemorarmos, efusivamente, o nascimento do homem que concedeu a terceira dimensão ao ímpeto explorador de nossa espécie, compartilhamos das mesmas acertadas convicções de nosso patrono, norteadoras de toda história da aguerrida e tradicional Força Aérea Brasileira”, diz a mensagem.



A cerimônia teve início com a chegada do ministro Celso Amorim e demais autoridades, que foram recebidos com honras militares. Em seguida, foi prestada homenagem a Santos-Dumont e procedida a leitura da Ordem do Dia do brigadeiro Saito. Após a entrega das medalhas, ocorreu o desfile das tropas, marcando o encerramento da homenagem.

Mérito Santos-Dumont

Criada pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterada pelo Decreto nº 66.815, de 30 de junho de 1970, e regulamentada pela Portaria nº 106/SCC, de 20 de fevereiro de 1998, a medalha do Mérito Santos Dumont é entregue a personalidades civis e militares, brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica brasileira ou, por suas qualidades ou seu valor, em relação à Aeronáutica, forem julgados merecedores.

A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada no dia 20 de julho, aniversário de Alberto Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica.

Entre outras condições básicas, o agraciado, se Oficial ou Graduado, já deve ter recebido, respectivamente, a “Medalha Militar” ou a “Medalha Bartolomeu de Gusmão” há mais de dois anos.

Os servidores civis devem ter, no mínimo, dez anos de serviço na Aeronáutica ou possuir a “Medalha Bartolomeu de Gusmão” há mais de dois anos.

A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados fica por conta do Conselho do Mérito Santos-Dumont.

Leia a íntegra do discurso do ministro.

Fotos: Tereza Sobreira
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4070
via:  defesa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário