- O mapa da tortura no Brasil


O mapa da tortura no Brasil
24 Jun 2012
REGIME MILITAR
Relatos de presos reunidos em documento dos anos 1970 mostram os principais endereços de violações dos direitos humanos na ditadura
Edson Luiz
Larissa Leite
http://imgsapp.impresso.correioweb.com.br/app/da_impresso_130686904244/2012/06/24/42677/res20120623185321589829u.jpg

Documento produzido por 34 presos em outubro de 1975 desacortina a realidade das prisões durante o regime militar, as condições de sobrevivência, os métodos de tortura e a forma como os julgamentos, à revelia de quaisquer direitos humanos, eram realizados. O trabalho, obtido com exclusividade pelo Correio, foi enviado à época para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que alegava não ter informações concretas sobre as reclamações. A entidade encaminhou o dossiê para várias autoridades. Além das torturas, havia relatos de possíveis mortes ocorridas durante o período da ditadura.
Quando o documento já estava pronto, ocorreu a morte do jornalista Vladimir Herzog, na sede do II Exército, em São Paulo. O dossiê alertou à OAB quanto à elaboração do laudo cadavérico, que seria feito pelo médico Harry Shibata, considerado por eles como “verdadeiro Mengele do Brasil”. “É quem firma os atestados de óbito de presos políticos assassinados pela Oban (Operação Bandeirante)”, diziam os detentos no documento.
O aparato de repressão do regime militar no Brasil contava com uma vasta rede que incluía as polícias militares, civis e federal; além das Forças Armadas. Se destacaram na opressão os Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações — Centro de Operações de Defesa Interna), vinculados ao Exército. Ligados às Secretarias Estaduais de Segurança Pública, estavam os Dops (Departamentos de Ordem Política e Social).
Todos eles, presentes em todo o país, serviam à campanha de repressão da ditadura, que tinha como um dos pilares a institucionalização da tortura. Centenas de militantes políticos foram torturados nas estruturas oficiais e clandestinas do aparato militar. Dezenas morreram por causa das feridas incuráveis da tortura. via: resenha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário