- Notícias do "panelaço ocorrido ontem em Copacabana"


/18/06/2012

Notícias do "panelaço ocorrido ontem em Copacabana"

Como sabem, minha mãe foi uma das organizadoras do 1° panelaço das esposas de militar, ocorrido em Brasília, no ano de 1991. Na época morávamos na SQN 113, uma quadra de apartamentos funcionais destinados a Sub tenetentes e sargentos do Exército. Minha mãe era também militante ativa do sindicato dos professores do DF.

A manifestação ocorrida em Copacabana não tinha sequer uma panela, bem diferente das demais, assim não foi "panelaço", mas sim um fiasco, contando com apenas 250 pessoas. Para mim, nos dias de hoje, o movimento encontra-se completamente disvirtuado, transformando-se em um palanque meramente eleitoreiro.

Os nomes extremamente sugestivos tipo  ASSOCIAÇÃO INTERGALÁTICA DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS BRASILEIRAS, e outras matizes que sugeririam ser a voz dos militares da ativa, da reserva, dos pensionistas das FFAA, bem como dos cerca de 5 milhões de vozes da Família Militar, não passaram, como não passam, hoje, de meros "nomes bonitos", não traduzindo suas intenções de "reinvidicações" para o plano terrestre e real.

Fato é que, essa manifestação, tal qual a nota de chamamento para a mesma, já haviam nascido "morta" uma vez que misturou-se "alhos com bugalhos", misturando questão salarial com reaparelhamento e desmotivação dos militares, fruto da Comissão da Verdade.




Uma reinvidicação justa,  a questão salarial, conforme nos defendeu o nosso senador Paulo Paim (PT-RS) na tribuna se misturou por completo com outras "completamente nada a ver", especialmente nessa hora, nesse lugar, dessa forma!

A hora:
Num momento em que o país busca um assento no Conselho de Segurança da ONU, ou seja de extrema importância para o país, para todo o nosso futuro enquanto ator na geopolítica internacional. Durante o curso da Rio + 20, especialmente num momento em que o texto final da conferência está literalmente sem consenso, numa verdadeira batalha diplomática!

O lugar - A forma.
O Rio de Janeiro, sede da Rio + 20. Há propaganda "negativa" estava se dando ao mundo, não ao governo, não à população brasileira. Para mim, essa manifestação, como se deu, foi um ato anti-patriota!
A forma tentada: um chamamento feito por algumas "entidades", que no Rio de Janeiro, local da manifestação, aposto que não tem sequer 100 associados inscritos legalmente!

Pior, essa manifestação salarial se misturou a outras de natureza puramente ideológica, como a Comissão da Verdade, como uma suposta "desvalorização das FFAA", ao passo que, na prática os militares encontram-se com diversos projetos de reaparelhamento de suas FFAA, como jamais visto na história recente do país, queresumidamente apontam para:

FORÇA AÉREA BRASILEIRA:

CAÇAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO / VANT / PROJETO DE LANÇAMENTO DE FOGUETES;



 EXÉRCITO:
ESTRATÉGIA BRAÇO FORTE / PODER DE POLÍCIA NAS FRONTEIRAS /  NOVA FAMÍLIA DE BLINDADOS;










MARINHA DO BRASIL:
SUBMARINO NUCLEAR / 2a ESQUADRA / 2a FORÇA DE FUZILEIROS / CONSTRUÇÃO DE HOSPITAIS NAVAIS;


Segundo a mídia, há insatisfação na caserna, é de conhecimento do governo, porém isso repousa fundamento e vem sendo argumentado sob o aspecto de reposição salarial, ao passo que o tal "panelaço de copacabana" quis, sem sucesso, colocar "palavras na boca dos militares", falando também de outros assuntos, que, a meu ver, não era o caso, sobretudo nesse dia, nessa hora, nesse lugar e dessa forma.

Assim, prova-se também pelo não comparecimento "dos milhares insatisfeitos" da Família MIlitar que não há esse número de "insatisfeitos", tal qual os seguidores dos neoliberais tentam propagar, mas sim "uma meia dúzia", que podem até ter boas intenções, porém não estão reconhecendo os esforços máximos que um governo democrático e popular vem tentando, e conseguindo passo a passo, promover para recuperar o poder de compra dos salários dos militares, para reaparelhar nossas Forças Armadas, para promover reformas sociais, especialmente na carreira militar (Ex: sargentos QE - quadro de submarinistas - etc). Pior, esquecem-se facilmente que o ex-presidente FHC (PSDB-SP), o maior neolibral brasileiro, nos deixou 08 anos sem nenhum aumento salarial e fez cortes orçamentários que nos deixaram com racionamento de comida com longos meio-expedientes.

O "troço" foi tão ruim, mas tão ruim que  não tivemos sequer notícia de ter havido apoio do "nosso" "esbravejador-mor", o "maior leão de ala do mundo" - nosso querido e amado "líder", que consegue os votos dos "direitóides e dos neoliberais" e os representa comopar-A-lamentar da base do governo, com o voto "deles", fazendo da tribuna mais um palco de piadas e ou mesmo um palco televisivo!

OBS: Não me refiro a nenhuma autoridade constituída da República Federativa do Brasil, exceto as precisamente citadas: Exmo Sr Cmt da Marinha/EB/FAB e Exmo Sr Senador Paulo Paim (PT-RS), sendo que para o resto qualquer semelhança é mera coincidência, fazendo parte da interpretação pessoal de cada um - deixo isso bem claro, ok?!

PORTANTO CONCLAMO A TODOS:
SIGA E CONFIE:

COMANDANTA EM CHEFE - PRESIDENTA DILMA ROUSSEF
MINISTRO DDE ESTADO DA DEFESA
COMANDANTE DA MARINHA - DO EXÉRCITO E DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
DEMAIS AUTORIDADES MILITARES ATÉ CHEGAR NO SEU CHEFE IMEDIATO.

BRASIL ACIMA DE TUDO!
fonte: capitaofernando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário