- Embaixador brasileiro no Paraguai embarca para Brasília


Embaixador brasileiro no Paraguai embarca para Brasília

24 de junho de 20120
Chamado de volta ao Brasil pelo governo, o embaixador Eduardo dos Santos embarca dentro de instantes para Brasília, onde amanhã se reúne com a presidente Dima Rousseff. Em um rápido contato telefônico com ZH, Dos Santos disse estar acompanhando a situação pela imprensa paraguaia.
- Não quero fazer avaliações precipitadas. Fui chamado pelo governo brasileiro para prestar esclarecimentos. E vou seguir a ordem. O chanceler Patriota já explicou a nossa posição. E ontem divulgamos uma nota na qual expressamos a posição do governo brasileiro - afirmou.
Na nota, o Brasil informou:
" O governo brasileiro condena o rito sumário de destituição do mandatário do Paraguai, decidido em 22 de junho último, em que não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa. (...) Medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do Mercosul e da Unasul".
De volta ao Brasil após chefiar uma missão de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) ao Paraguai, Patriota considerou o impeachment de Lugo um retrocesso e não exclui a possibilidade de o país sofrer sanções do grupo sul-americano.
A situação política ficou um pouco mais crítica nas últimas horas depois de uma série de medidas diplomáticas dos vizinhos. A mais dura foi da Argentina: a presidente Cristina Kirchner retirou seu embaixador Rafael Edgardo Roma de Assunção - no jargão diplomático, é um passo antes do rompimento das relações. A Casa Rosada justificou a saída do diplomata devido "aos graves acontecimentos institucionais e a ruptura da ordem democrática".
O ato argentino é mais incisivo do que o do Brasil. Chamar seu embaixador para prestar esclarecimentos, como fez o Itamaraty, é uma medida mais suave, mas que também manda um recado forte ao novo governo paraguaio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário