19/10/2015 - Grupamento do Exército brasileiro faz treinamento na fronteira do Amapá


Militares serão treinados em Oiapoque (Foto: Aline Paiva/G1)Militares em Oiapoque vão conhecer o sistema "Astro 2020".Armamento que lança foguete de pequeno alcance será utilizado.
Aline Paiva Do G1 AP
Militares serão treinados em Oiapoque (Foto: Aline Paiva/G1)
O 6º Grupo de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro trouxe ao Amapá armamentos para um treinamento em Oiapoque, a 593 quilômetros da capital. Os militares amapaenses terão a oportunidade de conhecer como funciona o sistema "Astro 2020", que tem como finalidade lançar uma grande quantidade projéteis em um pequeno intervalo de tempo.
De acordo com o comandante do 6° grupamento, tenente coronel Alexandre Melniski, uma equipe de 60 militares viaja nesta terça-feira (20) para a fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa.
“Viemos para testar a capacidade logística de trazer esse material até aqui. Isso é uma operação que já vem sendo planejada desde do ano passado, verificando a necessidade de trazer o nosso sistema até aqui atravessando a foz do rio Amazonas, de balsa, de Belém até o Amapá”, contou.
Capitão Reis, Comandante Melviski e Tenente Nóbrega (Foto: Aline Paiva/G1)Capitão Reis, comandante Melviski e tenente
Nóbrega (da esq. para dir.) (Foto: Aline Paiva/G1)
O Exército brasileiro trouxe para o treinamento uma viatura de posto de comando e controle de bateria, que planeja coordenadas e controla a operação; duas viaturas lançadoras múltiplas universal, que lança foguetes de vários calibres; uma viatura remuniciadora, que transporta munição; e uma viatura meteorológica, que realiza um levantamento sobre as condições climáticas do ambiente.
Segundo o comandante Melniski, em Oiapoque, serão utilizados foguetes de treinamento que possuem um menor alcance devido à proximidade com a Guiana Francesa.
“Estamos trazendo para o Amapá o nosso foguete de treinamento que sinaliza o local do impacto, a partir de um efeito famígero. Na medida em que o foguete atingir o solo, ele vai lançar um pó que vai entrar em reação com o ar e criar uma cortina de fumaça, podendo identificar onde houve o arrebentamento ao atingir o solo”, explicou.
Equipamentos militares servem para lançamento de misseis  (Foto: Aline Paiva/G1)Equipamentos militares servem para lançamento de
mísseis e foguetes (Foto: Aline Paiva/G1)
Astro 2020
O sistema de lançamento de mísseis e foguetes tem a finalidade de lançar uma grande quantidade de projéteis em um pequeno intervalo de tempo, provocando efeito de saturação, seja de uma área ou um alvo escolhido. Os foguetes têm alcance de 10km até 70km, em nível do mar.
Uma exposição dos armamentos será realizada no entorno da Fortaleza de São José, localizada na Zona Central da capital, no dia 28 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado