14/10/2015 - Marinha capacita 2 mil militares na Operação Formosa

Objetivo é preparar os militares para que estejam prontos em até 48 horas para qualquer tipo de missão. portalbrasil.
O Corpo de Fuzileiros Navais concluiu nesta terça-feira (13) um dos maiores exercícios operativos da Marinha do Brasil: a Operação Formosa. Alinhada à Estratégia Nacional de Defesa, a atividade envolveu dois mil militares, no Centro de Instruções de Formosa, a 100 km de Brasília (DF).

O objetivo é preparar a tropa, para manter o máximo de condição de pronto-emprego, ou seja, que os militares estejam preparados em até 48 horas para qualquer tipo de missão, sejam as operações anfíbias até as de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Para isso, é exigido treinamento intenso e em diversos ambientes.

O estado de constante prontidão operacional dos Fuzileiros capacita a Marinha a cumprir outras ações, como as de operações de paz e de ajuda humanitária sob mandato da Organização das Nações Unidas (ONU). Exemplo disso é a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

Meios utilizados

Nessa atividade, que é realizada anualmente, são utilizados mísseis superfície-ar (Mistral), aeronaves remotamente pilotadas e lançadores múltiplos de foguetes (Sistema Astros FN 2020), que possuem um sistema digitalizado de comando e controle instalado em uma única viatura.

O exercício prevê manobras com aviões e helicópteros da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ). São utilizadas cerca de 160 viaturas, como os "carros lagarta" anfíbios e os blindados Piranha e M-113, semelhantes aos usados no Haiti e no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Os armamentos e sistemas de armas empregam munição real.

O treinamento ainda expõe o sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica. Os Fuzileiros Navais também estão capacitados para reconhecer, identificar e aplicar medidas para descontaminação de agentes dessa natureza.

Operação Formosa

Neste ano, o exercício foi dividido em quatro fases. A primeira foi realizada no período de 15 a 30 de setembro e consistiu no planejamento e deslocamento dos meios para o Centro de Instrução. Na ocasião, foi percorrida uma distância de 1,6 mil km, entre o Rio de Janeiro e Brasília, passando por São Paulo e Minas Gerais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado