06/09/2015 - “8515”, apenas um decreto…

Caros amigos
Motivado pela nomeação de Jaques “Jacu” Wagner para o Ministério da Defesa, fiz menção ao pensamento de um amigo do meu pai:
“Um homem, sem seu cavalo, é apenas um homem. Um cavalo, sem seu cavaleiro, é sempre um cavalo”.
O pensamento visa a chamar a atenção para a nobreza do cavalo diante da insignificância do homem.
É com este espírito que enxergo JW no Ministério da Defesa e, agora, o Decreto 8515: Ele é apenas um insignificante petista e o decreto não passa de mais um decreto de um governo cambaleante e decadente. Já as Forças Armadas, com ou sem ministro ou delegação de encargos, serão sempre Instituições Nacionais Permanentes, com toda a importância que o texto constitucional lhes confere!
Pouco importa o Sr JW e suas novas missões, pois ele só terá significado e importância se os militares resolverem prestigiá-lo como Chefe Militar, o que ele não é, nem nunca será!
Cabe, portanto, aos Comandantes das Forças e a seus Altos Comandos saber manter, dele e do governo, a distância de segurança necessária para manobrar no espaço que lhes confere o afastamento do poder e a liberdade de não serem membros e de não ter outros compromissos com o governo além do cumprimento de suas missões constitucionais, porquanto os militares, com ou sem ministro ou decreto 8515, o serão sempre Marinheiros, Soldados e Aviadores do Brasil!
Os militares conhecem todos os limites do exercício do poder legal, conhecem suas missões, seus deveres e seus compromissos para com a Nação e, para serem eficientes, eficazes e efetivos basta-lhes a lei, os regulamentos e a confiança dos brasileiros!
Portanto, qualquer que seja o Ministro da Defesa ou a delegação de “competência” da atual governanta do Brasil, quem faz a diferença são os COMANDANTES, Chefes e Líderes Militares, eles é que fazem a diferença !
Gen Bda Paulo Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário