28/08/2015 - Centro de Lançamento de Alcântara lança 18º foguete de treinamento básico


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou, na quinta-feira (27/8), o 18º Foguete de Treinamento Básico (FTB). Além de treinar o efetivo da unidade, o lançamento permitiu obter dados para a qualificação e a certificação do veículo junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). O processo faz parte da Operação Falcão I/ 2015, iniciada na última segunda (24/8) no CLA.
O Comandante de Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, e demais oficiais-generais integrantes do Alto-Comando da Aeronáutica assistiram ao evento como parte da programação de atividades da reunião desses militares realizada em Alcântara (MA). Equipe do CLA no Centro de Controle

Lançado às 11:45 h  (horário de Brasília), o veículo voou por 2 minutos e 44 segundos até a dispersão na área de impacto no Oceano Atlântico, a uma distância de 17 quilômetros do local de lançamento no CLA. Os dados coletados durante o voo apontam para uma trajetória real seguindo próximo da trajetória planejada para o FTB.
“Esse lançamento é extremamente importante para manter a operacionalidade e preparar o CLA para receber, a partir de outubro, o foguete VS-40 SARA Suborbital a ser lançado durante a Operação São Lourenço”, afirma o coordenador geral da Operação Falcão I/ 2015 e Diretor do CLA,  Coronel Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

Equipe do CLA no Controle Avan�adoSaiba mais - Os foguetes de treinamento básico e intermediário são fabricados pela indústria nacional e lançados desde 2009 tanto no CLA, quanto no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal (RN). O objetivo é manter a operacionalidade dos meios técnicos e logísticos e treinar as equipes envolvidas com o lançamento e rastreio, de ambas organizações militares da FAB.
A Operação Falcão I/ 2015, realizada pelo CLA, organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), cumpre ainda as atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em coordenação com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A Marinha do Brasil (MB) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) também participaram da operação, atuando na interdição do tráfego marítimo e aéreo, respectivamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado