19/08/2015 - Autorizações para requalificação em fortes da Barra saem hoje; obras custarão R$ 2,5 milhões

Após restaurados, os monumentos abrigarão exposições permanentes com obras do francês Pierre Verger e do argentino Carybé .
Do Forte São Diogo, vista da praia do Porto da Barra e, na ponta, a fortaleza de Santa Maria (Foto: Marina Silva). Serão assinadas nesta quarta-feira (19), pelo prefeito ACM Neto, as ordens de serviço para início das obras de requalificação dos fortes de Santa Maria e São Diogo, que ficam na Barra. Após restaurados, os monumentos abrigarão exposições permanentes com obras do francês Pierre Verger (1902-1996) e do argentino Carybé (1911-1997), que se consagraram com obras que têm a cultura baiana como tema. Os dois moraram em Salvador.
As ordens de serviço serão assinadas às 10h, no Forte São Diogo. As intervenções, que custarão cerca de R$ 2,5 milhões, serão de responsabilidade da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult) e vão ser executadas pela Secretaria da Manutenção (Seman). Segundo a prefeitura, a expectativa é que os espaços já estejam abertos para visitação pública a partir de março do ano que vem. A previsão é de que os dois fortes sejam reinaugurados simultaneamente.
Além da recuperação da parte estrutural do prédio, os espaços devem contar com elevadores e pequenos cafés, que devem ser explorados pela iniciativa privada. Antes das obras começarem, já foram concedidas autorizações do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) para o São Diogo, e do Exército Brasileiro, para o Santa Maria.
Imagem de projeto para o Forte Santa Maria: quiosque sobre tablado terá café em espaço de convivência (Foto: Divulgação).
Conforme a prefeitura, com o fim da restauração, os fortes serão administrados pela Fundação Pierre Verger, que será responsável pela manutenção e coordenação das exposições. Elas  devem ser mantidas a partir de recursos captados através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC).
O Santa Maria está fechado desde 2012, por conta da estrutura comprometida. O objetivo da administração municipal é montar o Roteiro dos Fortes, após a recuperação das  principais fortificações que fazem parte da paisagem da capital. correio24horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado