27/06/2015 - Exército valida sistema nacional de comunicações na torre da TVE

MS é o primeiro estado onde o Exército Brasileiro realiza o projeto piloto da nova plataforma
Oficiais de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e técnicos inspecionaram equipamentos de transmissão e recepção de dados via satélite e validaram a operação do “sítio” do Sistema Nacional de Comunicações Críticas (SISNACC) na torre da TV Educativa. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado onde o Exército Brasileiro realiza o projeto piloto da nova plataforma de telecomunicação.
O diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, junto com o coordenador técnico-operacional César Roriz e o engenheiro Laucídio Nogueira, acompanhou a inspeção, supervisionada pelo coronel Klauss Erich Klein, que cuida do projeto do Sisfron no Comando Militar do Oeste (CMO), e pelo tenente-coronel André Ferreira da Fonseca, chefe do Escritório de Gestão e Projetos do 9º Batalhão de Comunicações (9º B Com).
Além de militares do CMO e do Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica, sediado em Brasília, participaram da visita técnica Adriano Motta, Luis Henrique Gallo e Rogério Ferrare, respectivamente gerentes de Projetos e de Contrato da Motorola.
Por meio de acordo de cooperação mútua, assinado em fevereiro pelo diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, e o comandante do 9º B Com, coronel Ronaldo Barbosa da Silveira, a torre da TV Educativa passa a ser um dos três suportes do SISNACC em Mato Grosso do Sul.
Desenvolvido pelo Exército, o projeto integra os sistemas de comunicação e telecomunicações, culminando com a implementação da banda larga de quarta geração, que será disponibilizada ao setor privado e instituições públicas, como agências reguladoras, Forças Armadas, Polícias Militar e Civil, Defesa Civil e Infraestrutura e logística.
O SISNACC será também uma espécie de “guarda-chuva” do Sisfron e vai disponibilizar faixas de radiofrequência em pelo menos 50% do território nacional. Para o Exército, o compartilhamento de informações e alta capacidade de transmissão de dados e vídeo são estratégicos, já que a plataforma de comunicação dá mais mobilidade, respostas rápidas e eficácia no gerenciamento de incidentes. Será disponibilizada faixa de 698 a 806 Mhz na banda larga 4G. Os canais de televisão operam na faixa de 700 Mhz.
A utilização de rede privada 4G por órgãos do Estado também é estratégica, de acordo com o diretor-presidente da RTVE. Segundo Bosco Martins, por orientação do governador Reinaldo Azambuja, técnicos da TVE estão trabalhando no Plano Estadual de Telecomunicações, que vai permitir a comunicação “full time”, via satélite, entre todos os órgãos do Estado. “Quase todas as comunicações estão se movendo para a plataforma de Internet Protocol (IP)”.
Para o Exército, a banda larga, com melhor fluxo de dados, voz e vídeo é o futuro da comunicação crítica. No caso da segurança pública, haverá grande avanço no combate às organizações criminosas. Hoje o sistema é vulnerável em razão da sofisticação das ações criminosas e atuação de hackers, que invadem dados sensíveis do governo. midiamax

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado