24/06/2015 - Câmara convida para a mostra "Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia"

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição que registra a participação dos baianos na luta pela emancipação política do Brasil.  A partir de amanhã (24), servidores e visitantes poderão conferir a mostra "Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia", das 9 às 17 horas, no corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães.
O destaque fica por conta das imagens em tamanho natural que retratam os fatos históricos da independência do Brasil omitidos pela história oficial e que registram a participação da Bahia na luta pela emancipação política do Brasil. O estado foi o principal palco das guerras da independência, local onde o conflito durou mais tempo (cerca de um ano e meio) e que mobilizou o maior contingente de pessoas. Foi lá também que o território brasileiro correu sério risco de fragmentar-se. Com a resolução do príncipe regente de permanecer no Brasil — desobedecendo às determinações das Cortes de Lisboa — e a tentativa frustrada do general Jorge de Avilez de levá-lo a Portugal, a metrópole portuguesa concentrou em Salvador todos os seus esforços militares. Havia interesse por parte de Portugal de dividir o Brasil em duas regiões: o sul e o sudeste permaneceriam sob a direção de Pedro; e o norte, sob o domínio português. Graças à luta dos baianos, isso não ocorreu e as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente no dia 2 de julho de 1823.  
As imagens foram cedidas por importantes instituições e museus da Bahia, como a Secretaria de Cultura, a Fundação Pedro Calmon, o Arquivo Público do Estado, a Biblioteca Pública do Estado, o Palácio Rio Branco, o Museu Imperial, o Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, o Convento da Lapa,  o Museu Histórico Nacional e o Museu Paulista.
A exposição faz parte de uma série de eventos chamados "Histórias não Contadas", por meio dos quais a Câmara dos Deputados resgata a memória de determinados fatos históricos não contados oficialmente nos livros didáticos e nas escolas.


SERVIÇO
Exposição Dois de Julho e a Independência do Brasil na Bahia
Local: Corredor de Acesso ao Plenário Ulysses Guimarães
Período: 24 de junho a 12 de agosto, de 9 às 17h
Visitação: todos os dias da semana e aos finais de semana, exceto nos dia 27 e 28 de junho. Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado