13/06/2015 - 18ª Brigada lembra em solenidade os 69 anos de atividade e a Retomada de Corumbá

A sexta-feira (12) foi marcada por condecorações em Corumbá. Uma solenidade alusiva aos 69 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e aos 148 anos da Retomada de Corumbá foi realizada em frente à 18ª Brigada de Fronteira. Centenas de militares participaram da cerimônia que também reuniu público civil na homenagem.
Fotos: Ricardo Albertoni/ Diário Corumbaense

Solenidade comemorou os 69 anos da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira e 148 anos da Retomada de Corumbá
Os militares realizaram desfile demonstrando parte de seu efetivo, além de entoarem hinos tradicionais da data. A oração do guerreiro, marcou a solenidade, oração esta que demonstra o respeito a Deus pelos Pantaneiros.
“A Brigada tem uma missão abrangente, fazemos parte do Exército brasileiro e nossa missão é guarnecer todo o território nacional. Nossa área abrange o Mato Grosso do Sul, estamos sediados em Corumbá e aqui trabalhamos dentro da defesa do País, nessa faixa da fronteira oeste, e além disso realizamos diversas ações de parceria local”, disse ao Diário Corumbaense, o general-de-brigada, Jorge Cardoso Martins, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.
A solenidade que durou cerca de uma hora, contou com entrega de diplomas aos “Amigos da Brigada”, entregues às seguintes personalidades da cidade: José Tadeu Vieira, presidente da Câmara dos Vereadores de Corumbá; Edgar Aparecido da Costa - Diretor do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e à Tainá Cambará, gerente da unidade do SESC em Corumbá.
História
Em 12 de junho de 1946, foi criada a 2ª Brigada Mista, com sede em Corumbá. O objetivo era enquadrar e coordenar as organizações militares existentes na área e seus destacamentos. Por questões militares, no mesmo ano, a 2ª Brigada Mista foi transformada em 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, “Brigada Ricardo Franco”.
Atualmente, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira guarda 822 km da fronteira oeste, entre a divisa dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Rio São Lourenço, e a Foz do Apa, em Mato Grosso do Sul, articulada com suas Organizações Militares em Corumbá, Coxim, Porto Murtinho e Forte de Coimbra.

Jorge Cardoso Martins, comandante da 18ª Bda Inf enfatizou a importância do órgão na defesa da pátria.
A Brigada é considerada um dos órgãos de segurança de grande parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá. A vice-prefeita Márcia Rolon lembrou a importância da corporação no município. “Corumbá é uma cidade de fronteira e não vivemos sem a guarnição, realizada também pelo Exército Brasileiro. Além da guarnição da fronteira, a Brigada tem contribuído com diversas atividades do Município. Uma das últimas atividades é o Pantanal Extremo, um evento que necessita de total apoio, tanto do Exército quanto da Marinha, são forças que caminham com Corumbá e isso é reconhecido por todos”, afirmou.

Retomada
Os 148 anos da Retomada de Corumbá relembraram a expulsão dos paraguaios do território brasileiro durante a Guerra da Tríplice Aliança. Em 13 de junho de 1867, aconteceu a Retomada da cidade, quando a tropa investiu de surpresa e colocou em fuga os invasores paraguaios. Feito heroico que marcou, além do início do processo de expulsão definitivo das tropas paraguaias do solo sul-mato-grossense, o restabelecimento da presença militar na localidade, por meio da criação do Distrito Militar do Baixo Paraguai, embrião da Brigada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado