26/02/2015 - Exército da apoio em Rio Acre em Xapuri que supera em quase cinco metros

Nível do rio em Xapuri supera em quase cinco metros a cota de transbordamento.

Por Andrey Santana 
“A água nunca tinha chegado até a Igreja de São Sebastião. Acho que isso tem a ver com a devastação”, diz Alberto (Foto: Sérgio Vale/Secom)" “A água nunca tinha chegado até a Igreja de São Sebastião. Acho que isso tem a ver com a devastação”, diz Alberto (Foto: Sérgio Vale/Secom) Às 13 horas desta quinta-feira, 26, o nível do Rio Acre em Xapuri alcançou a marca de 18,16 metros, quase cinco metros acima da cota de transbordamento. O número de famílias que precisam deixar as casas cresce a cada hora. 138 famílias estavam em quinze abrigos públicos e 508 em casas de parentes e amigos.
Com a vazante do Rio Acre apresentada em Brasileia, a estimativa da Defesa Civil é de que nos próximos dias o nível das águas em Xapuri se eleve ainda mais. Em 2012, o rio alcançou a marca histórica de 15,57 metros, que até o presente momento já foi ultrapassada. A casa onde Chico Mendes morou e a igreja São Sebastião, edificações históricas da cidade, foram alcançadas pela cheia.
Morador de Xapuri, o agricultor aposentado Alberto Gomes de Melo conta que, em 71 anos, nunca viu nada parecido com a atual enchente. “A água nunca tinha chegado até a Igreja de São Sebastião. Acho que isso tem a ver com a devastação”, afirmou.
Em 2012, a enchente não chegou até o prédio da OCA de Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Em 2012, a enchente não chegou até o prédio da OCA de Xapuri (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governo do Estado empenha todas as suas secretarias e instituições públicas de maneira direta e indireta nas ações de apoio às famílias e na tomada de decisões estratégicas. O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, e também o Adjunto, Vanderlei Tomas, coordenam os trabalhos juntamente com o prefeito Marcinho Miranda.
“Estamos fazendo um trabalho integrado, juntamente com a prefeitura de Xapuri e o Exército Brasileiro. Temos no momento 1.776 pessoas em abrigos recebendo todo o apoio. O governo enviou caminhões com água potável e já estamos abastecendo a cidade. Portanto, é importante que se diga que há uma grande força-tarefa – governo federal, Estado e prefeitura – unida para prestar a maior solidariedade às pessoas”, destacou Farias.
Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros seguem com seus efetivos à disposição da Defesa Civil em Xapuri. O Exército Brasileiro também está na cidade, com 51 homens e 12 caminhões. O Instituto Federal do Acre (Ifac) cedeu toda a infraestrutura para a Defesa Civil, onde é ao mesmo tempo a Sala de Situação e abrigo público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário