22/02/2015 - Solenidade de Entrada dos novos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)



No dia 21 de fevereiro, 454 novos alunos matriculados, adentraram pelos portões da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Presidiu a solenidade o General de Divisão, Ajax Porto Pinheiro, Diretor de Educação Superior Militar acompanhado do General de Brigada, Ricardo Rodrigues Canhaci, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve. O Comandante da EsPCEx, Coronel Marcos de Sá Affonso da Costa e o Aluno Camarata (o mais jovem dentre os matriculados) realizaram a tradicional abertura do Portão das Armas. No decorrer da cerimônia, os alunos receberam a tão aguardada boina verde oliva. A solenidade marca a passagem da condição de candidatos, para alunos da EsPCEx.
O momento é muito importante para os alunos, pois depois de muito esforço e testes, enfim tornam-se alunos da escola, que é a única forma de ingresso do militar combatente no Exército Brasileiro. Os alunos passaram no concurso de âmbito nacional com mais de 17 mil candidatos, foram aprovados nos exames de saúde, aptidão física, além de passar pelo período de adaptação à vida militar. Para o Aluno Breno Bastos, a formatura é a realização de um sonho que, depois de 3 tentativas no concurso, conseguiu a meta almejada. “Sempre quis ser militar do Exército e chegar até aqui é uma vitória para mim e para minha família”, conta emocionado.
Ao ingressar na EsPCEx, o jovem realiza o primeiro ano do Ensino Superior Militar, sendo consolidados os conteúdos tanto acadêmicos quanto militares. Os alunos que concluem o curso com aproveitamento têm acesso garantido à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende - RJ, onde continua a formação por mais 4 anos para tornarem-se Oficiais Combatentes de Carreira, nas especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Quadro de Material Bélico ou, ainda, Serviço de Intendência.
fonte: espcex




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado