21/02/2015 - Capital dos Blindados celebra os 70 anos da Tomada de Monte Castelo


Santa Maria (RS) - A Capital dos Blindados homenageou os ex-combatentes residentes em Santa Maria e região em solenidade militar comemorativa ao 70º Aniversário da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira. A formatura ocorreu na manhã de sexta-feira, 20 de fevereiro, no Pátio de Formatura do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Regimento Mallet”.

Febianos - Tautíbio, Aribides, José e Neraltino
Crédito: Ten Ana Paula / Febianos - Tautíbio, Aribides, José e Neraltino

Atualmente, residem na Guarnição de Santa Maria e região, os seguintes ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, presentes na solenidade de hoje: Aribides Rodrigues Pereira (Santa Maria), José João Pereira (Santa Maria), Neraltino Flores dos Santos (Tupanciretã) e Taltíbio de Melo Custódio (Júlio de Castilhos). Além destes, reside em Cacequi, o febiano Eugênio Lombardo.

Tropa em forma durante cerimônia comemorativa aos 70 anos da Tomada de Monte Castelo
Crédito: Ten Ana Paula / Tropa em forma na cerimônia comemorativa aos 70 anos da Tomada de Monte Castelo

21 de fevereiro de 1945 – A Conquista de Monte Castelo

Em 22 de agosto de 1942, o Brasil declarava guerra ao chamado Eixo (Alemanha, Itália e Japão), reagindo ao afundamento de 34 dos nossos navios mercantes pelos submarinos alemães e se juntando ao esforço da Forças Aliadas no combate aos horrores promovidos pelo nacional-socialismo de Hitler, o fascismo de Mussolini e o imperialismo japonês.

Em 1944, nossas tropas seguiram para lutar na Itália. Foram 25334 patriotas: 25261 homens e 73 mulheres, todas enfermeiras.

O General Cardoso fez a entrega de homenagem ao centenário ex-combatente José João Pereira
Crédito: Ten Chiarello / O General Cardoso fez a entrega de homenagem ao centenário José João Pereira

O centro de gravidade do dispositivo alemão era Monte Castelo, elevação dominante que lhes permitia o tiro direto e a observação visual indispensável para a eficácia dos fogos da artilharia que castigava nossas tropas. A conquista daquela decisiva posição foi confiada às tropas verde-amarelas.

Na segunda quinzena de fevereiro de 1945, após três tentativas frustradas, a FEB investiu sobre Monte Castelo. A missão era fazer os alemães recuarem da Linha Gótica. Os combates começam e enfrenta, então, as árduas operações dos dias 18, 19 e 20 de fevereiro daquele ano. Os experientes soldados alemães oferecem feroz resistência.

O General Cardoso com os ex-combatentes e familiares presentes
Crédito: Ten Chiarello / O General Cardoso com os ex-combatentes e familiares presentes na solenidade

No amanhecer do dia 21, os alemães, surpreendidos pela fúria do ataque, abandonam suas posições. Nossos homens alcançam o topo da elevação e, súbito, um foguete luminoso lança ao ar três estrelas verdes para anunciar a vitória. Rompia-se definitivamente, pela férrea vontade dos brasileiros, a tão famosa Linha Gótica.

O sentimento do dever e o espírito de sacrifício da nossa vigente garantiram que, mais uma vez, nossas armas não conhecessem a derrota.
Foram pessoas comuns, como qualquer outro brasileiro, mas que, transformadas em guerreiros, não hesitaram nem recuaram na defesa da Pátria agredida.

A epopeia de Monte Castelo elevou a FEB e seus integrantes ao altar dos grandes, e deixou-nos a lição imorredoura do que são capazes o patriotismo e a vontade nacional quando dirigidos para a defesa dos valores democráticos da nossa sociedade.

fonte: Cmdo 3ª DE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário