17/02/2015 - EUA autorizam exportação de drones armados a países aliados

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que permitiram pela primeira vez a exportação de aviões não tripulados armados a países aliados, como parte de sua estratégia de luta global antiterrorista.
"Esta nova política rege a venda, transferência e o uso de sistemas aeronáuticos militares internacionais sem piloto de origem americana", descreve o Departamento de Estado em um relatório divulgado hoje.
Segundo o documento, os Estados Unidos "são o líder tecnológico mundial em desenvolvimento e uso" destes aviões não tripulados (UAS, sigla em inglês).
"Outras nações estão começando a usar UAS militares com regularidade, e está surgindo o mercado comercial de UAS", indica o Departamento de Estado.
"Os Estados Unidos têm a responsabilidade de garantir que a venda e o uso internacional de UAS de origem americana corresponda aos interesses da nossa segurança nacional e política externa", assinala o governo americano.
Estas exportações "de sistemas sensíveis será feita através de um programa de vendas militares de governo a governo", indica o Departamento de Estado, sem citar países.
Segundo o jornal "Washington Post", o primeiro a revelar hoje as grandes mudanças na política de venda de armas dos Estados Unidos, países aliados, como Itália, Turquia e as monarquias do Golfo, estariam interessados na compra.
O uso de drones armados é a base da luta mundial contra o terrorismo empreendida pelo governo do presidente Barack Obama, principalmente nas operações em Afeganistão, Paquistão, Somália, Síria, Iraque e Iêmen.
AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado