07/01/2015 - Gen Di Nardi primeiro Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

Jobim dá posse ao primeiro Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas


Brasília, 06/09/2010 – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deu posse, nesta segunda-feira (6/09), ao primeiro Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa. O General-de-Exército José Carlos De Nardi ocupará a função. “Estamos assistindo agora, praticamente 11 anos após a criação do Ministério da Defesa, uma mudança substancial em suas estruturas”, celebrou o ministro, em seu discurso.
Segundo Nelson Jobim, a agenda da Defesa passou a integrar a agenda nacional. “A nossa responsabilidade aumentou, a nossa prestação de contas à sociedade também aumentou. Não há silêncios e nada a ocultar, há isso sim transparência para voltar a ser, e a continuar a ser, grandes servidores da nação”, declarou.
De acordo com a Portaria n° 1429, assinada por Jobim durante a cerimônia, que estabelece as diretrizes para o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o órgão fará a coordenação das ações militares e deverá atuar em acordo com os Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. “Fizemos todas as nossas alterações, a consolidação definitiva do MD, mas não a consolidação contra ninguém, mas a consolidação com todos, e a favor de todos, das Forças do ar, da terra e do mar”, disse Jobim.
“Cumprir e fazer cumprir as determinações fixadas pela Estratégia Nacional de Defesa” está entre as diretrizes da portaria. Nesta função, o general De Nardi será o responsável pelo emprego das Forças Armadas, enquanto aos Comandantes das três Forças, a quem estará equiparado hierarquicamente, caberá o adestramento das mesmas. “A importância política é exatamente a entrada, a introdução do Ministério da Defesa na linha de comando das Forças. O chefe de Estado-Maior Conjunto da Defesa tem o mesmo nível hierárquico dos comandantes de Forças”, garantiu Jobim.
O cargo foi criado pela Lei Complementar nº 136, de 25.8.2010, que lançou as bases para a estruturação da Nova Defesa. O chefe do EMCFA também irá conduzir as atividades do Estado-Maior de Defesa e da Secretaria de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia (SELOM) e da Secretaria de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI).
“Não haverá conflito de autoridade porque haverá exatamente separação de atividades, as Forças ficam com o preparo e o Estado Maior Conjunto com o emprego, nos exercícios comuns. Evidentemente que os exercícios singulares serão desenvolvidos pelos comandantes das Forças”, disse o ministro.
Estiveram presente ao evento, os Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Junito Saito; o senador Pedro Simon, o presidente do Superior Tribunal Militar, Carlos Alberto Soares, entre outras autoridades.

FONTE: Ministério da Defesa / FOTOS: Elio Sales

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário