02/01/2015 - Tanque de guerra é restaurado após protesto na Praça dos Ex-Combatentes

Oito profissionais da Fundação de Parques e Jardins conseguiram recuperar a tonalidade verde do monumento. Na quinta-feira, o tanque foi pintado de rosa.
FONTE: OFLUMINENSE

Após cinco horas de trabalho, cerca de oito profissionais da Fundação de Parques e Jardins da Prefeitura de São Gonçalo conseguiram recuperar, na manhã desta sexta-feira (2), as tonalidades do tanque de guerra, na Praça dos Ex-Combatentes, no bairro Patronato.  O monumento foi alvo de protesto do gerente comercial e estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fabiano Barreto, de 38 anos, na quinta-feira (1º). Com uma lata de tinta na mão, ele demorou apenas meia hora para pintar o monumento de rosa. De acordo com o coordenador de Paisagismo da Fundação, Luiz Fernando, cerca de R$ 280 foram desembolsados para a compra de dois galões na cor verde folha.
“Há cerca de duas semanas nós já havíamos recuperado esse monumento. Infelizmente, ele e muitos outros bens que estão aqui são alvos constantes de vandalismos. O que as pessoas precisam saber é que quando um bem como este sofre com esse tipo de ação é o próprio bolso dos contribuintes que sofrem. No caso deste tanque, utilizamos a cor verde folha e não a verde floresta, conforme a sua tonalidade original. Isso porque, esse tipo de tinta é de uso exclusivo do exército”, esclareceu.
Acostumado a passar pelo local, durante todas as manhãs, o motorista Jorge Souza, de 61 anos, aprovou a revitalização do tanque de guerra. Segundo ele, as pessoas precisam ter mais zelo com os bens públicos.
“Está muito bonito. Esperamos que as pessoas tenham mais respeito com a história e com os nossos patrimônios”, afirmou
Caso – Durante a sua intervenção artística, dois policiais do 7º BPM (São Gonçalo) passaram pelo local e detiveram Fabiano Barreto, que foi encaminhado à 73ª DP (Neves) por degradação de patrimônio público.

Segundo Fabiano, ele não sabia que podia ser preso por causa da ação. Sobre os motivos, ele explicou que decidiu pintar o tanque de guerra para exibir um gesto de cidadania, pois, pelo seu ponto de vista, os patrimônios públicos e os equipamentos urbanos da cidade estão sem expressão, sendo escolhida a cor rosa para chamar a atenção das pessoas.
Ele foi indiciado por depredação ao patrimônio público e deve responder a pena em liberdade. A pena varia de seis meses a um ano de detenção ou pagamento de multa.

O Fluminense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado