24/10/2013 - Exército faz balanço positivo de ação

Aiuaba. O comandante da 10ª Região Militar, general, Carlos César Araújo Lima, fez um balanço positivo da Operação Suçuarana, que está em andamento em três municípios da região dos Inhamuns. Foram mobilizados cerca de 600 homens e 21 caminhões pipa. A iniciativa das atividades é do Exército Brasileiro por meio da 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza.

Atendimento médico e odontológico integrou a programação de atividades oferecidas pelos militares aos moradores da zona rural

O Exército ainda não tem o número de pessoas atendidas, mas estima-se em mais de três mil famílias, nos municípios de Aiuaba, Arneiroz e Saboeiro. As ações têm por objetivo treinamento da tropa e atendimento à população da área urbana e rural com distribuição de água em carro pipa, consulta ambulatorial médica e odontológica.

A base da tropa é a Estação Ecológica de Aiuaba. A operação começou nesta terça-feira em Aiuba e ontem as ações chegaram ao município de Arneiroz. Hoje serão desenvolvidas em Saboeiro. "É uma ação cívica e social de adestramento e ocupação de área", explicou o general Araújo Lima. "A mobilização foi positiva e alcançou plenamente os seus objetivos".

Em cada cidade, as atividades seguem programação que incluem apresentação e desfile da tropa e da Banda de Música do Exército, atendimento ambulatorial médico e odontológico, celebração de missa e retreta no início da noite na praça central.

Em Aiuaba e Arneiroz, as tropas do Exército e a presença dos médicos e dentistas militares despertaram a atenção dos moradores e das autoridades locais. "É uma movimentação muito bonita e nunca tinha visto algo igual", disse a comerciária, Lucineide Martins. "A população sempre precisa desses serviços e quando chegam são muito bem vindos".

O prefeito de Aiuaba, Airton Araújo, destacou a realização da Operação Suçuarana nos sertões dos Inhamuns. "É uma ação importante que oferece oportunidade de treinamento e atendimento à população", frisou. "O município enfrenta escassez de água e o abastecimento de áreas rurais vai trazer um alívio para os moradores".

Na manhã de ontem, o prefeito de Arneiroz, Monteiro Filho, também destacou a necessidade de reforço no abastecimento de água das famílias das áreas rurais. "Enfrentamos dois anos de escassez de chuva e isso trouxe dificuldades para todos os municípios do sertão".

Por todo o dia de hoje, a mobilização será no município de Saboeiro. O prefeito, Marcondes Ferraz, disse que a população aguarda desde o início da semana a chegada dos profissionais de saúde e a tropa do Exército. "Temos uma expectativa positiva dessa operação que dará oportunidade de treinamento e assistência aos moradores".

Planejamento
O general Araújo Lima frisou que as atividades seguem planejamento criterioso para que as ações militares ocorram de acordo com os objetivos propostos e com o mínimo de interferência na rotina dos municípios.

As tropas empregadas nas atividades são oriundas de Crateús, Fortaleza e Teresina no Piauí. A mobilização tem por objetivo o adestramento do pessoal em situações de garantia de lei e da Ordem pública.

A 10ª Região Militar tem abrangência territorial nos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí. As ações empregadas caracterizam como de polícia em ambientes rurais e urbanos, e de distribuição de água às comunidades carentes.

O planejamento da operação começou em 2012, a partir da seleção do local, reconhecimento da região escolhida, coordenação dos trabalhos com as organizações militares participantes, levantamento das necessidades logísticas, estudos operacionais, contatos institucionais com outros órgãos públicos e realização de instruções dos quadros e do componente operacional.

Para cumprir a missão de defesa da Pátria, o Exército Brasileiro busca, de forma harmônica sem interferir no cotidiano das comunidades, a interação com a população, para que os cidadãos tenham oportunidade de perceber os valores defendidos pela instituição das Forças Armadas, segundo destaca o Setor de Comunicação da instituição.

FONTE: DIARIODONORDESTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado