05/10/2013 - FAB lança pela 1ª vez bombas guiadas a laser

ImagemA Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, pela primeira vez, o lançamento de bombas guiadas a laser com munição real. Na quinta-feira, 3, caças A-1 decolaram da Base Aérea de Santa Maria (RS) carregando bombas BAFG 230 e MK82, sendo seis inertes e três reais, todas equipadas com o kit Lizard, que as transformam em "bombas inteligentes".
O lançamento foi feito no estande de tiro de Saicã, a 120 km de Santa Maria. A tecnologia permite atingir o alvo com muito mais precisão e de uma distância maior, minimizando os riscos ao piloto e a possibilidade de danos colaterais que afetem a população e os bens civis na área de conflito.
A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) RQ-450, do Esquadrão Hórus (1°/12° GAV), gravou toda ação.
"A missão executada hoje é resultado de aproximadamente quatro anos de trabalho", disse o Tenente-Coronel Clauco Fernando Vieira Rosseto, comandante do Esquadrão Centauro (3°/10° GAV), pioneiro no uso da tecnologia. A unidade aérea desenvolve o emprego deste armamento em conjunto com os esquadrões Poker (1°/10° GAV) e Adelphi (1º/16º GAV), todos equipados com caças A-1.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário