23/09/2013 - Exército vai implodir pista clandestina de pouso em MS

Pista será demolida assim que condições climáticas permitirem.

Uma operação entre o Exército, Polícia Federal e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (Incra), vai implodir uma pista clandestina de pouso e decolagem de 1.2 mil metros que foi construída às margens do Rio Apa, na divisa entre mato Grosso do Sul com o Paraguai.
De acordo com o Incra, a pista está localizada dentre do Assentamento Caracol, localizado na cidade de Bela Vista. Nesta semana o Incra define os últimos detalhes da implosão cuja a data não será divulgada por questões de segurança.
De acordo com informações da Assessoria do Incra, o local será dinamitado. A medida ocorre depois de uma decisão judicial que entendeu que o local estaria funcionando na clandestinidade e ilegalidade. A mesma sentença judicial decidiu pela reintegração de posse de oito lotes que estavam em poder do assentado acusado de construir a clandestina. Ele alega que a pista era utilizada para fins de agrícolas.
A denúncia partiu do Incra e do Ibama que constataram em vistoria que o dono do lote no assentamento teria causado uma devastação de 200 hectares em reserva natural as margens do Rio Apa para construir a pista. Denúncias dão conta de que por ser totalmente iluminada a pista seria utilizada para atividades diurnas e noturnas. A Polícia investiga se o local era utilizado para fins ilícitos como o tráfico.
De acordo com o Incra, os problemas no Assentamento Caracol se arrastam desde 2006. Nestes lotes, o assentado cultivava soja e arroz. O assentamento foi criado na década de 90 e há denúncias do Incra de que o local foi comprado de forma irregular pelo atual proprietário. Ele afirmou que comprou o lote de um outro assentado e, desde 2004, o ocupava.
O Ministério Público Estadual (MPE) também investigou o acusado por conta do desmatamento da área de preservação permanente do assentamento e a colocação de tubos de captação de água do Rio Apa para a construção de uma base de energia para irrigação da lavoura de arroz. More Sharing Services

Share on twitterShare on emailShare on priShare on stumbleupo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado