29/09/2013 - MAN faz caminhão sob medida para o Exército Brasileiro



Com novo contrato firmado com Exército, fabricante da Volkswagen ultrapassa 5 mil veículos militares vendidos 

Brasil Econômico – Daniel Carmona
A divisão latino-americana da MAN, fabricante dos caminhões Volkswagen, formalizou anteontem a venda de um lote de 860 unidades militarizadas do modelo VW Worker 15.210 4×4 para o Exército Brasileiro. A assinatura do contrato de R$270 milhões, realizada no Ministério da Defesa em Brasília, reforçou a posição da companhia como principal parceira da Forças Armadas no fornecimento de veículos desde 2007, quando passou a disputar as licitações com produtos desenvolvidos para o uso militar.
Com esse novo pacote, que terá as primeiras unidades entregues em dezembro, a frota da Volkswagen no Exército Brasileiro vai superar o patamar de 5 mil veículos, reforçando a estratégia da MAN em ganhar terreno também neste segmento. Em abril, a companhia já havia celebrado a assinatura de um acordo de outros R$ 160 milhões para a transferência de 300 veículos militarizados modelo VW Constellation 31.320 6×6, de capacidade superior em relação ao Worker.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN, o desenvolvimento dos produtos, que tem sido feito em parceria com o Exército, é um dos diferenciais na disputa com os concorrentes — o principal deles é a Mercedes-Benz, que até 2007 era a única empresa com produtos homologados para as Forças Armadas. “Dois anos antes da nossa primeira licitação, começamos a desenvolver o Worker para essa categoria. Em cima do descritivo técnico de exigências do Exército, fizemos um protótipo e colocamos ele para ser testado pelos próprios oficiais, nas mais diferentes condições de uso”, explica Alouche.
Os veículos são produzidos na unidade industrial da MAN em Resende, no Rio de Janeiro, em um processo de montagem semelhante a um caminhão convencional. No entanto, os eixos são reforçados e a suspensão tem diferente elevação em relação aos produtos para uso urbano e rodoviário. Em seguida, as unidades passam por um processo de customização (que é realizado pela BMB, no anexo da fábrica da MAN) para aplicação de blindagem da cabine e pintura camuflada.
Por fim, são encaminhados para o processo de beneficiamento, com aplicação de peças e desenvolvimento da carroceria de acordo com as exigências do Exército (pode ser colocada a lona para soldados, estrutura para transporte de materiais e/ou armamentos). “O caminhão que é entregue hoje é um pouco diferente em relação ao de 2007. O desenvolvimento do produto é contínuo. Hoje ele é mais confortável e tem maior durabilidade, de acordo com os feedbacks que foram passados pelo Exército ao longo desses anos”,diz Alouche.
Em outubro, a MAN/Volkswagen passa a entregar as primeiras unidades do lote do Constellation, caminhão este que foi desenvolvido a partir da expertise do Worker. E em tempo recorde. “Eles queriam um veículo com quatro lugares na cabine (o Worker tem três) e com tração 6×6. Desenvolvemos o veículo no fim do ano passado para atender o pedido do Exército e neste ano já estava fechada a venda”. Além de cabine com maior conforto, o 6×6 tem capacidade de transportar dez toneladas, contra cinco toneladas do Worker.

OBS:  Só para lembrar conforme foi divulgado na LAAD 2013
10/04/2013 - 08:01 

LAAD 2013 tem produtos Volkswagen e MAN sob medida para defesa

Caminhão brasileiro 6x6, desenvolvido especialmente para o Exército, supera expectativas em testes MAN HX 32.440: veículo importado exclusivo para uso militar é também destaque na feira. Com mais de 4 mil veículos, montadora já representa segunda maior frota das Forças Armadas brasileiras.
Com veículos nas Forças Armadas desde 2007, quando quebrou uma hegemonia de quase 50 anos de uma de suas principais concorrentes, a MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, é hoje referência em veículos militares. Representando a segunda maior frota do Exército brasileiro, a empresa mostra sua força no segmento durante o 9º LAAD Defence & Security – maior evento especializado em toda América Latina, que acontece até o dia 12 de abril, no Rio de Janeiro.
Um dos destaques é o exclusivo VW Constellation 31.320 6x6 Militar – 10 QT, totalmente desenvolvido no Brasil para atender as necessidades do Exército, e exposto no estande da montadora. O protótipo, equipado com motor eletrônico, está em fase de testes pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEX), onde já apresentou excelente desempenho. Outra novidade para este ano é um veículo importado da Alemanha, o MAN HX 32.440, de uso militar, com tração 8x8. O caminhão possui cabine blindada que permite transporte de tanques de combustíveis e até lança-mísseis.
Desde sua primeira participação, a montadora lança na feira produtos sob medida, como o VW Worker 15.210 4x4, primeiro caminhão Volkswagen homologado pelas Forças Armadas, que volta novamente ao evento em configuração especial para missões do Exército. Produto mais vendido da montadora para esse segmento, é do tipo operacional militarizado, com tração integral, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno e são usados em diversas operações, inclusive em missões de paz no Haiti.
Até o final de 2013, a MAN Latin America atingirá a marca de 4 mil caminhões vendidos às Forças Armadas no Brasil, dentro do conceito Sob Medida que consagrou a empresa. Grande parte desse volume está inserido nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Governo Federal.
Para a mais recente licitação, a montadora entregará caminhões em configurações especiais para o combate à seca no Nordeste: uma delas com carroceria de madeira, para transporte de reservatórios de água flexíveis, e outra com tanque para transporte de até mil litros de água, conhecido como caminhão-pipa. Após essa operação, os veículos serão utilizados para o transporte de equipamentos em novas missões do Exército.
Delegações oficiais de diversos países, incluindo Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai, Angola, Nigéria e Suriname, já confirmaram visitas ao estande da MAN na LAAD 2013.
Caminhão brasileiro 6x6 supera expectativas -O primeiro caminhão 6x6 100% brasileiro, baseado no modelo VW Constellation 31.320, tem capacidade para até dez toneladas de carga útil em qualquer terreno (QT. Transportando equipamento de artilharia (obuseiro) de seis toneladas, o novo veículo já começou a ser testado em condições severas e reais de operação e apresenta resultados acima das expectativas das Forças Armadas.
A novidade é capaz de transpor cursos d’agua de até um metro de profundidade, vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral. O veículo também foi aprovado em testes do Exército Brasileiro e subiu com tranquilidade um degrau com mais de 30 centímetros de altura. A próxima fase de aprovação será feita pelo CAEX.
O novo chassi foi desenvolvido pela engenharia da MAN Latin America em conjunto com o centro de modificações BMB Mode Center, parceiro da empresa e também instalado na cidade de Resende (RJ), ao lado da fábrica da montadora. O centro, que possui mais de onze anos de atividades, é responsável por modificações em diversos caminhões e ônibus da marca Volkswagen, incluindo os do Exército, que necessitam de modificações. Desde 2006, quando foi inaugurado, o BMB já modificou mais de 100 mil veículos.
MAN HX 32.440 8x8 chega da Alemanha para a LAAD -Durante a LAAD, a MAN Latin America apresenta pela primeira vez no Brasil o caminhão MAN HX 32.440 8x8 de uso exclusivo militar. Produzido pela RMMV – Rheinmetall MAN Military Vehicles, braço militar da companhia na Alemanha, uma joint venture criada pela MAN Truck & Bus na Europa em parceria com a empresa alemã Rheinmetall, o caminhão possui um exclusivo sistema de gancho e transporte de carga, atrelado a sua cabine blindada, permitindo o transporte de equipamentos militares, peças, tanques de combustíveis, tripulação, e até lança-mísseis.
Conhecido comercialmente como MAN HX 77, o modelo está equipado com motor MAN D2066 de 440 cavalos de potência e possui torque máximo de 2.100 Nm. O motor está preparado para atender às normas de emissões de poluentes Euro 4 e utiliza a tecnologia EGR de recirculação de gases. Com um PBT (peso bruto total) de 32 toneladas e capacidade de carga de até 21 toneladas, o veículo possui tração em todas as rodas, tornando-o apto para trafegar em qualquer tipo de terreno (QT). Além disso, está preparado para operar em condições extremas de temperatura (de -32ºC a 49ºC).
À toda prova -O ingresso no segmento de veículos para uso militar requer a oferta de produtos robustos e confiáveis para atender às exigentes demandas do setor. Os caminhões Volkswagen e MAN passam por situações extremas durante diversos testes de rodagem realizados pelas Engenharias da fábrica da MAN, em Resende, e em Munique, na Alemanha, além dos rigorosos processos de homologação realizados pelas Forças Armadas do Brasil, principal cliente da MAN nesse segmento.
O projeto do caminhão militarizado Volkswagen incluiu um ano de testes em campos de provas do Exército em todo o Brasil. Um protótipo rodou 34 mil quilômetros nas bases das cidades fluminenses do Rio de Janeiro (Restinga da Marambaia), Mangaratiba (Itacuruçá) e Duque de Caxias. O veículo também passou por Goiânia (GO), Cachoeira do Sul (RS) e por manobras no Estado do Espírito Santo, atendendo aos Requisitos Operacionais Básicos (ROB) do Exército.
A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos. Para certificar a resistência do conjunto motor-transmissão, dos eixos e da suspensão, outro protótipo passou por quatro edições do Rally Internacional dos Sertões, cada uma com cerca de 5.500 quilômetros de estradas sem pavimentação e trilhas em condições extremas.
MAN Latin America -Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America é a maior fabricante de caminhões e a segunda maior de ônibus da América do Sul. Com 30,3% de participação nas vendas de caminhões no Brasil em 2012, comercializou 41.422 unidades, garantindo assim a décima liderança consecutiva neste mercado.
Também está no topo entre as exportadoras desse produto. Com mais de seis mil colaboradores, a fábrica da MAN Latin America - uma das mais modernas de caminhões e ônibus do mundo - está instalada estrategicamente na cidade de Resende (RJ), a 150 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e a 250 quilômetros da capital de São Paulo. Conta ainda com cerca de 150 concessionárias, espalhadas por todo o País para garantir amplo atendimento a seus clientes, além de uma rede de importadores. Os produtos da MAN Latin America chegam a mais de 30 países por todo o mundo.
Conhecida mundialmente pelo seu exclusivo sistema de produção – o Consórcio Modular, permite oferecer aos seus clientes uma ampla gama de produtos feitos “sob medida” para cada operação. São mais de 60 modelos de caminhões da marca Volkswagen, sendo 25 modelos destinados ao mercado brasileiro e 26 chassis Volksbus, sendo nove modelos destinados ao mercado doméstico. Em 2012, a MAN Latin America ingressou oficialmente no segmento de caminhões extrapesados com a apresentação de três modelos de caminhões MAN.
Primeiro pool de imprensa na LAAD -A MAN Latin America realiza seu primeiro pool de imprensa na feira LAAD voltado para publicações e cadernos especializados em Veículos na América Latina. Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador estão representados no grupo de jornalistas que, a convite da montadora, vem conhecer as novidades nesse importante segmento do mercado latino de veículos comerciais.
O programa conta com o apoio das áreas de Vendas, Marketing e Pós-Vendas do mercado brasileiro e de exportação. Especialistas ficarão à disposição dos convidados para apresentações e visitas no estande da MAN Latin America e outras exibições interessantes do segmento. A área de Comunicação e Imprensa destacou um time para acompanhar o pool de imprensa durante todo o dia de abertura da LAAD, assegurando que a viagem ao Rio de Janeiro seja ao mesmo tempo agradável e produtiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário