23/07/2013 - Ibama aplica R$ 242 milhões em multas por crime ambiental em MT


Balanço é referente ao primeiro semestre na Operação Onda Verde.
Fiscalização no estado deve ser intensificada com apoio do Exército.

Madeira é apreendida pelo Ibama em Mato Grosso (Foto: Nicélio Silva/Ibama-MT)Durante operação, toras de madeira foram apreendidas pelo Ibama em MT (Foto: Nicélio Silva/Ibama-MT)
A Operação Onda Verde, deflagrada em fevereiro deste ano pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso, resultou na aplicação de mais de R$ 242 milhões em multas por crimes ambientais. O balanço do primeiro semestre, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo instituto, aponta que o montante em multas é referente a 492 lavraturas de infrações por crimes como desmatamento.

Ainda segundo o instituto, todas as pessoas e empresas que participaram da produção, armazenamento e comercialização de grãos produzidos em áreas embargadas foram ou devem ser autuados por participar de crime ambiental.
Segundo o órgão, na operação foram vistoriados mais de 400 pontos de desmatamento no estado, que contou com dois pontos estratégicos de combate a crimes ambientais: Juína e Sinop, cidades a 737 a 503 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. No total, foram lavrados 80 termos de apreensão incluindo uma aeronave, 45 tratores, 22 caminhões, sete colheitadeiras, 200 toneladas de grãos e quase 55 mil hectares de áreas. De acordo com o Ibama, grande parte dos grãos apreendidos foi doada para programas sociais e  para a merenda escolar.
Em Mato Grosso, participaram da fiscalização agentes fiscais de várias unidades da federação, com o apoio da Força Nacional e do Batalhão da Polícia Ambiental. A fiscalização na região norte do estado deve ser intensificada com o apoio do Exército. A previsão é que soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá participem da operação no apoio de inteligência, comunicações, segurança e instrução aos agentes do Ibama.
Colheitadeira apreendida pelo Ibama em MT (Foto: Nicélio Silva/Ibama-MT)Maquinário e até avião foram apreendidos pelo Ibama durante operação (Foto: Nicélio Silva/Ibama-MT)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário