21/06/2013 - Exército reforça efetivo para proteger autoridades políticas

ELIANE CANTANHÊDE - FONTE: COLUNISTA DA FOLHA

País em protestoO Exército reforçou o efetivo destacado para proteger quatro prédios públicos classificados como "alvos sensíveis" na capital da República, principalmente o Palácio do Planalto, sede do governo, onde a presidente Dilma Rousseff passou toda a tarde.
Os outros três são residências oficiais: os palácios da Alvorada, da presidente, e do Jaburu, de Michel Temer, além da Granja do Torto, originalmente casa de campo.
O objetivo é garantir a vida e a integridade das autoridades e dos servidores e também impedir a depredação desses prédios públicos.
A operação está sob a responsabilidade do Comando Militar do Planalto, em contato com o Comando do Exército e com as forças regulares de segurança, aí incluídas a PM e a Força Nacional, responsáveis por monitorar de perto as manifestações.
Apesar de as autoridades não confirmarem oficialmente, a Folha apurou que é natural que as tropas estejam de prontidão não apenas em Brasília, mas em todos os Estados em que haja protestos.
Assim como em Brasília, as Forças Armadas têm um mapeamento detalhado de "alvos sensíveis" de todo o país.
Os cerca de 20 mil militares que já receberam treinamento em campo e participaram de ações no Haiti foram recrutados para aquele país de todas as regiões brasileiras e, ao voltarem, foram novamente dispersos por vários Estados.
Esses militares são considerados os mais habilitados para agir, no caso de a situação se tornar incontrolável e o Exército for acionado.
Essa hipótese, porém, é tida como improvável, pois acarretaria um enorme desgaste político para a presidente, ex-militante de esquerda durante o regime militar.
Além das ações objetivas de segurança e prevenção, o Exército atua na área de inteligência.
Há um trabalho para identificar quem são os manifestantes radicais, de onde vêm, se agem espontaneamente ou se "estão a serviço de interesses contrários ao Brasil", como ouviu a Folha. Chama a atenção o "modus operandi" comum às diversas manifestações.

Comentários

  1. Povo quer tanto vcs na rua ... :(

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de vcs. Eles ja nos desarmam com a politica do desarmamento para tomar o poder. E vao fazer de tudo pra nao mexer com fogo (as forças armadas). Como gostaria de saber se vao ouvir quem quer prender vcs. Fizeram na Venezuela. Estao fazendo no continente. E vao fazer aqui. Nao duvido. E se vocês tomarem o poder. por favor armem quantos forem possiveis o mais rapido possivel. comprem o que puder. Pois mes passado ja teve congresso com as farc e a força de libertacao da colombia em porto alegre. Acham mesmo que eles estao brincando? Nao vao largar o osso? Eleicoes sendo roubadas e ja demonstraram a mudança da ISO de varias Urnas. Eles nao estao brincando. Eles nao vao sair do poder justamente. Ele nunca foram justos. Nao vao ser agora. Como sempre fizeram. E se vocês forem atacados no meio dos protestos, é gente deles, e com ordem deles. Sejam inteligentes nesta hora. Tenham certeza que as ordens e as pesoas que estao fazendo isso, sao as mesmas, e sao as mesmas que tetaram dar um golpe no Brasil em 1964. Querem acabar com a guerra rapida? Basta "destruir a cabeça". Tomem brasília e o foro de sao paulo. Quartel general socio-comunista em pleno territorio nacional. Que vergonha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário