18/05/2013 - Operação Ágata 7 vai ser a maior ação militar de todos os tempos no Brasil


Andre Farinha  FONTE: JLNEWS
 
Considerada uma das maiores operações militares do país, a “Operação Ágata” chega neste ano a sua sétima edição, tendo a promessa de ser a maior ação militar já realizada no Brasil. Conforme os organizadores, serão 25 mil homens de todas as forças militares que irão fiscalizar os mais de 16 mil quilômetros de fronteira com países sul-americanos nos próximos meses.
A ação neste ano tem por objetivo, além de coibir o contrabando e o tráfico de drogas, garantir a segurança do país durante a realização da Copa das Confederações, evento esportivo que antecede a Copa do Mundo de 2014. Todos os comandos estão subordinados ao Ministério da Defesa que é o órgão do Governo Federal incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica.
Outra novidade na operação está na participação dos comandos militares da Amazônia, do Oeste e do Sul que trabalharão pela primeira vez de forma integrada numa mesma operação. As tropas ficarão espalhadas em pontos da fronteira que já foram previamente investigados pelos setores de inteligência das Forças Armadas. Os locais onde haverá um maior número de soldados devem ser as regiões de Tabatinga (AM), Foz do Iguaçu (PR), Assis Brasil (AC) e Ponta Porã (MS).

A ação ainda não tem data para começar, porém, sabe-se que terá início ainda neste mês de maio e que irá se estender até o final de Julho, quando terminará a Copa das Confederações. Assim como ocorreu nas demais “Operações Ágata”, diversas aeronaves e veículos serão usados pelos militares. Destaque para helicópteros Black Hawk, Cougar, Pantera e Esquilo e os Caças Super Tucano da Aeronáutica que irão abater aviões suspeitos. A aeronáutica também usará os chamados "drones" - aviões não tripulados, para vigilância aérea.
No ano passado, a “Operação Ágata 6”, que foi realizada na faixa de fronteira entre os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, terminou com um salto positivo. Foram apreendidos 3,7 toneladas de drogas, entre maconha, cocaína e crack, 15 armas de fogo de diferentes calibres, 758 cartuchos de munição e 12 pessoas presas. Além de garantir a segurança, a operação também presta serviços gratuitos a comunidade carente, no ano passado foram atendidas 10.800 pessoas no serviço médico e outras 2.630 no serviço de odontologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado