17/05/2013 - Ministério da Defesa sinalizou a intenção de obter uma parte da faixa de frequência 700 MHz da rede 4G



São Paulo - O Ministério da Defesa sinalizou a intenção de obter uma parte da faixa de frequência 700 MHz da rede 4G. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
A pasta pretende utilizar essa parte da faixa para incluir um sistema exclusivo de comunicação com tráfego de voz, dados e imagens, fortalecendo a segurança pública do país e sem a necessidade de contratar os serviços das operadoras de telefonia. 
  • 4G
  •  
  • Governo
  •  
  • Brasil 
  • A faixa de 700 MHz, atualmente utilizada por canais de TV que transmitem programação em UHF, deve ser licitada em 2014 e será destinada a serviços de banda larga móvel 4G. 
    A solicitação do Ministério da Defesa foi enviada à Anatel, que irá agora submeter o pedido à sua área técnica e ao conselho diretor. Se for aprovada, será preciso alterar a regulamentação do uso da faixa.
    No entanto, o governo, por meio do Ministério das Comunicações, não pretende modificar o planejamento para a faixa 700 MHz, que prevê a divisão da frequência apenas entre as teles.
    A pasta das comunicações propõe duas soluções: que o sistema da Defesa seja implantado apenas nas áreas de fronteiras. Ou que os órgãos de segurança aceitem utilizar uma nova frequência para o serviço.
    A segunda opção, porém, não deve ser aceita pela Defesa, pois a pasta já teria desenvolvido um modelo de serviço em parceria com a Motorola Solutions. E modificar o sistema para operar em outra frequência sairia mais caro e poderia levar até cinco anos para ser finalizado.
    A faixa de 700 MHz é disputada pela pasta da Defesa desde 2012, quando a Anatel ainda realizava os estudos de viabilidade técnica. Uma resolução sobre este impasse deve sair apenas previamente ao leilão da frequência em 2014. 
    fonte: abril

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

    20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado