23/04/2013 - Coreia do Norte quer ser reconhecida como Estado nuclear

fonte: SEUL (AFP)
A Coreia do Norte reiterou nesta terça-feira sua exigência de ser reconhecida como uma potência nuclear, afirmando que este é um pré-requisito para iniciar um diálogo com os Estados Unidos.
Um comentário no jornal oficial Rodong Sinmun rejeitou como "totalmente inaceitável" uma exigência americana de que a Coreia do Norte se comprometa a abandonar seu programa de armas nucleares e mísseis antes do início das negociações.
Qualquer reunião na mesa de negociações deve ser entre "Estados com armas nucleares", afirmou este jornal norte-coreano.
Os Estados Unidos afirmaram claramente que jamais aceitarão a Coreia do Norte, que realizou seu terceiro teste nuclear em fevereiro passado, como uma potência nuclear.
Após um mês de escalada da tensão militar na Península Coreana, a Coreia do Sul, os Estados Unidos e a Coreia do Norte começaram a insinuar uma possibilidade de diálogo.
No entanto, até o momento a maior parte de sua energia está dedicada a rejeitar as condições prévias da outra parte.
Durante uma viagem a Seul, Pequim e Tóquio no início deste mês, o secretário americano de Estado, John Kerry, afirmou que Pyongyang deve provar primeiro sua seriedade quando fala de controlar seu programa nuclear.
A Coreia do Norte respondeu pedindo que a ONU retirasse suas sanções e solicitando o fim de todos os futuros exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário