10/04/2013 - Fronteira fechada causa transtornos a brasileiros


Cora Gonzales - Colaboradora da Folha  

Desde ontem à tarde autoridades venezuelanas fecharam a fronteira devido à segurança das eleições presidenciais que ocorrem neste domingo. Hoje, dia 10, não está sendo perminitdo nem o passo de pedestres pela fronteira Brasil/ Venezuela. O fato tomou por surpresa vários brasileiros que iam visitar a cidade de Santa Elena de Uairén e causou transtorno a moradores das duas cidades que mantém relação comercial.
Agora pela manhã é possível encontrar muitas pessoas tentando atravessar a fronteira. Alguns venezuelanos que precisavam viajar a Boa Vista por questão de saúde foram liberados, além daqueles que trabalham em Santa Elena e moram em Pacaraima. Os turistas brasileiros estão sendo obrigados a voltar, situação que gerou revolta.
Para o comerciante Rizidio Alves da Rocha, a situação é absurda. Eles veio desde Caracaraí para passear com a familia e fazer algumas compras. “Agora temos que voltar, gastamos gasolina, dinheiro com outras despesas e foi um grande desgaste chegar aqui e saber que não poderiamos entrar na Venzuela”.
Segundo a dona de casa Maria da Silva, várias familias de Boa Vista e também de Manaus estiveram na Aduana venezuelana tentando atravessar a fronteira sem sucesso. “Eu espero que o consulado do Brasil que venha resolver esse problema, é um abuso, já que a eleição é somente domingo”.
Os funcionários da Guarda Nacional do país vizinho está permitindo o trafego apenas dos ônibus escolares brasileiros que transportam crianças que estudam em Pacaraima e moram em Santa Elena. Também casos excepcionais como ambulâncias ou qualquer emergência de saúde.
De acordo com o major Sarcos, não podem ser tão radicais, pois a movimentação da fronteira é necessária em casos de educação e saúde. “Estamos ouvindo algumas pessoas e autorizando alguns casos excepcionais”, explicou o funciónario.

Fato inédito

Esta é a primeira vez que fecha a fronteira por tanto tempo e não é permitido o passo de pedestres. Sobre essa questão o comandante da Guarda Nacional em Santa Elena de Uairén, Coronel Quiñones, informou que não é uma decisão municipal, foi uma ordem do Ministério da Defesa.
A medida foi tomada de igual forma na fronteira com a Colômbia, onde desde a manhã de ontem já estava fechada. Nas últimas eleições, dia 7 de outubro, na Colômbia foi proibido o passo de pedestres, mas no Brasil não, pelo fato de também haver eleições municipais em nosso país.
Para a empresária venezuelana Ingard Brant, moradora de Santa Elena, a medida foi exagerada, haja vista que nesta fronteira nunca houve problemas de nenhum tipo. “Sempre fomos exemplos de países vizinhos. O movimento da fronteira é de comum beneficio para as duas cidades. Estão prejudicando o comércio que subsiste dos turistas brasileiros”, salientou.
fonte: resenha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário