10/04/2013 - Exército aposta em aviões não-tripulados e balões de gás para monitorar torcidas na Copa



Rafael Soares



Foto: Nina Lima / Extra

Para monitorar a multidão de visitantes que o Brasil vai receber para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, o governo brasileiro vai usar a tecnologia. Superradares, aviões não-tripulados e até balões de gás estão na lista de compras das Forças Armadas para garantir a segurança dos grandes eventos.
As novidades foram apresentadas na Laad, feira de segurança que ocupa o Riocentro esta semana. Ontem, o Exército divulgou a compra de seis radares — dois de monitoramento terrestre e quatro aéreos — da empresa OrbiSat para uso em arenas esportivas. Enquanto o Saber-M60 localiza alvos a até 60km e é ligado a uma artilharia de fesa antiaérea, o Sentir-M20 acusa a presença até de pessoas rastejando.


Tela do radar Saber: alvos localizados a até 60km Foto: Nina Lima / Extra

Outras novidades que já estão testadas para rastreamento de público são um balão de gás hélio com uma câmera térmica acoplada — fabricado pela Ares — e veículos aéreos não-tripulados (Vant) da empresa Flight Technologies. O balão foi usado pela PM para monitorar o público no Sambódromo durante os desfiles. Já o Vant, que pesa só 6kg, foi comprado pelo Exército e usado no mapeamento de Xerém após as chuvas de janeiro.


O balão com a câmera será usado durante a visita do Papa Francisco ao Rio Foto: Nina Lima / Extra

A Ares, que produz o balão de gás hélio, tem sede em Duque de Caxias e já foi contactada pela PM para emprestar o aparelho para monitoramento da visita do Papa Francisco ao Rio, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
— O controle da câmera é feito através de um joystick. As imagens podem ser aumentadas em até 20 vezes, ou seja, é possível saber até se uma pessoa está armada — conta Frederico Medella, diretor de Marketing da empresa.


Frederico Medella mostra o equipamento usado para acompanhar as imagens registradas pelo balão
Foto: Nina Lima / Extra

Monitoramento de fronteiras
O Vant pode carregar sensores e câmeras de foto e vídeo. Ele foi desenvolvido pela Flight Technologies com apoio do Exército e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). As Forças Armadas já têm três unidades do modelo.
— O aviões não-tripulados tem uso militar livre, tanto que já há o projeto de serem usados no monitoramento de fronteiras. Mas ainda não foi regulamentado o uso civil. Por isso, só o uso pontual em eventos específicos é liberado — diz Ramiro Brasil, diretor executivo da empresa.

   fonte: resenha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário