04/04/2013 - Guarujá conta com o apoio do Exército Brasileiro no combate à dengue


Sete soldados receberam treinamento para ajudar no trabalho dos agentes de combate às endemias

Para reforçar o trabalho dos Agentes de Controle de Endemias, a Prefeitura de Guarujá conta agora com o apoio do Exército Brasileiro. Sete soldados receberam treinamento teórico e prático para aumentar o número de multiplicadores de orientação contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Cada soldado recebeu a orientação de um agente e, juntos, começaram a trabalhar em duplas nas residências, nesta etapa do treinamento. “O trabalho de prevenção é simples. Se todos tomarem uma iniciativa, ninguém vai correr o risco de ficar doente e, caso se torne um hábito, o controle do transmissor da dengue e a doença serão possíveis”, afirma o soldado Daniel Lisboa.

Mas, os agentes e os soldados têm alguns desafios para superar. Segundo, a agente Zelinda dos Santos de Paula, para conseguir fazer bem o trabalho, os soldados terão de conquistar a confiança dos moradores. “Quando você aborda um morador, você precisa ser cordial, para ele ver que o seu trabalho é sério e sentir que você está aqui para ensinar”, explica.

Outro desafio é conseguir entrar na casa de alguns munícipes, que resistem ao trabalho de prevenção, pois os agentes não podem entrar sem o consentimento do responsável pela casa. “Muita gente não deixa, com desculpas que às vezes não dá para entender. Que o marido saiu e a deixou trancada; que não tem como prender o cachorro. As pessoas precisam entender que a gente está aqui para ajudar”, conta a agente Maria Aparecida.
Cada soldado recebeu a orientação de um agente e, juntos, começaram a trabalhar em duplas nas residências (Foto: Divulgação)
Cada soldado recebeu a orientação de um agente e, juntos, começaram a trabalhar em duplas nas residências (Foto: Divulgação)

Para combater o mosquito, é necessário total colaboração dos munícipes. “Dengue é da conta de todos, e o combate deve ser feito todo dia”, explica a Coordenadora de Controle da Dengue, Ana Lúcia Lima da Cruz e, completa “precisamos entender que com pequenas ações a gente pode evitar o contágio da doença”.

Sobre o mosquito
O Aedes Aedypti é um mosquito doméstico de hábitos diurnos. A sua larva é depositada em água limpa e parada. Para conter a multiplicação do inseto é necessário checar todos os focos de água parada dentro de sua residência, como caixa d’água aberta, pratos que ficam nos vasos de plantas, bandeja da geladeira, pneus, calha, ralos e vaso sanitário aberto, entre outros objetos que podem acumular água.

Serviço
Em caso de suspeita de focos de criadouros de mosquitos de dengue, o munícipe pode denunciar pelo telefone do Disque-dengue (0800 779 800) ou no controle de Combate à Endemias (3341-6569) e ainda no e-mail dengue@guaruja.sp.gov.br
fonte: diariodolitoral 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário