12/02/2013 - Brasil vê 'com preocupação' teste nuclear na Coreia do Norte


Brasil vê 'com preocupação' teste nuclear na Coreia do Norte

Coreia do Norte confirmou teste nuclear subterrâneo em seu território.
Em nota, Itamaraty pediu retomada das negociações na Península Coreana. 

Do G1, em Brasília 

O governo brasileiro divulgou nota nesta terça-feira (12) na qual afirma ver "com preocupação" o novo teste nuclear produzido pela Coreia do Norte. Na nota distribuída pelo Itamaraty, o governo pediu que o país cumpre as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e contribua para a retomada das negociações de paz na Península Coreana.

mapa teste nuclear coreia (Foto: 1)
"O Governo brasileiro tomou conhecimento com preocupação do novo teste nuclear conduzido pela República Popular Democrática da Coreia. O Governo brasileiro conclama a RPDC a cumprir plenamente as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e contribuir ativamente para criar as condições necessárias à retomada das negociações relativas à paz e segurança na Península Coreana", afirma o texto.

Nesta terça, a Coreia do Norte afirmou que o novo teste nuclear é só uma "primeira etapa" e advertiu sobre ações "mais fortes", se houver novas sanções contra o país no âmbito das Nações Unidas. A ameaça foi feita em um comunicado divulgado pela agência oficial norte-coreana.
O governo norte-coreano disse que o ensaio atômico tem como objetivo "proteger sua segurança nacional e soberania" contra o que chamou de a "hostilidade" dos EUA, seu inimigo declarado.
Preocupação internacional
O teste foi criticado duramente pelosecretário-geral da ONU, pelo presidente dos EUA, pela União Europeia e pela Otan.
Em Viena, a Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares afirmou que a explosão constituiu uma "clara ameaça à paz e à segurança".
O Conselho de Segurança da ONU convocou uma reunião de emergência para as 14h GMT (12h de Brasília), em Nova York.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário