09/02/2013 - Os destroços do caça da Segunda Guerra Mundial


Os destroços do caça da Segunda Guerra Mundial, expostos após 65 anos pela mudança das marés na costa do País de Gales, serão resgatados.

Conhecido como “A Dama de Harlech”, o Lockheed P-38 Lightning foi descoberto em julho de 2007 após décadas escondido sob as areias. Foi a primeira vez que o raro caça norte-americano foi visto desde que fez um pouso forçado na costa galesa durante treinamento em 1942.
O resgate, em um local secreto perto da praia em Harlech, será iniciado assim que um lar para a aeronave for encontrado. O Grupo Internacional de Recuperação de Aeronaves Históricas (TIGHAR) espera retirar a aeronave do mar.
O diretor do projeto, Ric Gillespie, disse: “Quando tivermos uma casa para a aeronave poderemos começar a juntar as permissões necessárias com o governo local para removê-la, finalizando a operação com um levantamento de fundos para o resgate. É desafiador, mas factível”.
O avião permanece bem enterrado na areia. Somente nós sabemos onde ele está, e esta é a única razão pela qual ainda não foi desmantelada por saqueadores. Nossa intenção é recuperar a aeronave e conservá-la, o que significa um longo processo de tratamento do metal para que não corroa mais após ser tirado da praia. Precisamos de um museu britânico como parceiro para conservar e exibir a aeronave. Os grandes museus aeronáuticos como o Museu da RAF e o Imperial War Museum estão cientes e interessados, mas impedidos de alocar recursos agora devido a outros compromissos imediatos”.
Acredita-se que a aeronave caiu em 1942 enquanto participava de voos de treinamento e sofreu um corte nos motores. Incrivelmente, o piloto, Tenente Robert Elliott, saiu ileso da aeronave, mas desapareceu em ação somente três meses depois durante as batalhas na Tunísia. moraisvinna
Fonte: Daily Mail, 31 de janeiro de 2013. - Via Sala de Guerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário