08/02/2013 - Drones mortais de Obama viram polêmica nos EUA

Drones mortais de Obama viram polêmica nos EUA

Capazes de matar tanto terroristas como civis inocentes, os drones Predator, Reaper e Avenger são assunto de discussão nos Estados Unidos Maurício Grego, de exame.comn Avião autônomo Predator dispara um míssil Hellfire

             Avião autônomo Predator dispara um míssil Hellfire 

São Paulo — Trabalhando junto com a CIA, as forças armadas americanas vêm usando seus drones para atacar supostos terroristas no Paquistão. Mas esses aviões-robôs também matam civis e, em alguns raros casos, até cidadãos americanos. Por isso, o uso desse tipo de arma é polêmico. A discussão pegou fogo nesta semana depois do vazamento de um memorando de Barack Obama sobre o assunto.


A existência do memorando vinha sendo comentada desde o ano passado. Nesta semana, o debate se intensificou com o vazamento e a ida de John Brennan, novo chefe da CIA, ao Senado para ser sabatinado. A história provocou uma caça às bruxas. Segundo relatos publicados na imprensa americana, a CIA estaria investigando e-mails, mensagens instantâneas e até telefonemas de militares que tiveram acesso ao documento para tentar identificar quem o divulgou. 
Entre outras coisas, o memorando diz que, se um americano está envolvido em terrorismo e oferece risco à segurança do país, então ele pode ser morto por um drone. Na interpretação de muitos juristas, isso equivale a uma execução sumária, sem julgamento – algo que contraria as leis do país. Esses ataques com drones também vão contra acordos internacionais. 
Mesmo com sua legalidade em discussão, eles devem continuar. Essa é uma atividade secreta realizada pela forças armadas em colaboração com a CIA. É justificada pelo argumento de que é necessária à segurança do país. Pertence à zona nebulosa entre as leis civis e as leis marciais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário