07/02/2013 - O avião-espião americano interceptado por Teerã é agora "propriedade da República Islâmica do Irã"


Irã diz que avião americano é de sua 'propriedade' agora
Reposta negativa ao pedido de devolução do drone feito por Obama reforça preocupação de Washington
Segundo Ahmadinejad, seu país tem tecnologia tão avançada quanto os EUA em aviões-espiões e não será alvo de ataques
Reuters
Membros da Guarda Revolucionária iraniana observam drone
Membros da Guarda Revolucionária iraniana observam drone
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O avião-espião americano interceptado por Teerã é agora "propriedade da República Islâmica do Irã".
O anúncio feito pelo ministro de Defesa iraniano, general Ahmad Vahidi, é a resposta do governo ao pedido do presidente Barack Obama para que o país persa devolva seu drone, uma aeronave não-tripulada.
"Ao invés de se desculpar formalmente [por violar o espaço aéreo iraniano] e admitir a violação cometida, Obama fez tal pedido", disse, por sua vez, o chanceler iraniano, Ramin Mehmanparast, reforçando a posição do país.

A negativa iraniana em enviar de volta o avião RQ-170 Sentinel reforça os temores dos EUA -e de Israel- de que Teerã descubra a tecnologia utilizada nesse tipo de aeronave e seja capaz de desenvolver sistemas semelhantes.
Segundo imagens divulgadas pela TV iraniana, o drone de fabricação americana foi capturado praticamente intacto pelas forças iranianas.
Em entrevista à TV estatal venezuelana, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que a tecnologia de seu país na fabricação de aviões-espiões está "tão avançada quanto a dos EUA". "Também temos feito muitos avanços nos nossos aviões não-tripulados", afirmou.
Há especulações, no entanto, de que outros países não só teriam contribuído com a tecnologia necessária para capturar o drone no espaço aéreo iraniano como poderiam se aproveitar da "análise" minuciosa do avião-espião. O ministro da Defesa do país, contudo, afirmou que Teerã será o responsável por decidir o que fazer com ele.
ATAQUE RÁPIDO
O ex-vice-presidente Dick Cheney criticou Obama por simplesmente pedir de volta o drone aos iranianos. "A resposta correta a isso [captura] seria ir lá imediatamente depois de ele aterrissar e destruí-lo", disse o vice de George W. Bush, em entrevista à rede CNN. Segundo ele, a ação seria possível com um "rápido ataque aéreo" -opção que teria sido oferecida a Obama, mas foi rejeitada.
Ainda não está claro como o Irã capturou o drone, mas a hipótese mais aceita é que a inteligência do país tenha conseguido interceptar a frequência de comunicação entre a base da CIA em território americano, o satélite e o avião.
O drone, desenvolvido para ser invisível a radares, pousou em Kashmar, no norte do Irã no último dia 4.
Apesar da captura do avião em seu espaço aéreo, Ahmadinejad disse que os EUA "não têm coragem de ordenar um ataque militar" ao país. folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário