06/02/2013 - Exército faz 'pente-fino' em bairro de Campinas com casos de dengue


Exército faz 'pente-fino' em bairro de Campinas com casos de dengue

Trabalhos de fiscalização começaram nesta terça no Jardim Campo Belo. 
Área visitada pelos soldados concentra 17% dos registros em 2013. 

Do G1 Campinas e Região Com 52 casos de dengue confirmados em Campinas (SP) este ano, o Exército Brasileiro iniciou nesta terça-feira (5) uma ação de combate à doença no Jardim Campo Belo, que concentra 17% dos registros. Cem homens chegaram ao bairro às 9h e se encontraram com fiscais da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Saúde. A ação dos militares foi dividida entre as ruas do bairro para que nenhuma casa ficasse sem fiscalização. Além dos já cofirmados, o município investiga 321 casos. As regiões que mais preocupam, segundo a secretaria de Saúde, são a Sul e Sudoeste.

Os soldados conversaram com os moradores e retiraram pneus, lonas, garrafas ou qualquer objeto que pudesse servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Água limpa acumulada nestes recipientes é o ambientel ideal para a proliferação do inseto, que é o transmissor da doença.
A coordenadora do Programa de Controle de Dengue de Campinas, Tessa Roesler, acompanhou a ação e afirmou que a ação é prioridade no combate à doença e que o Campo Belo é apenas o ponto de partida. “Vamos percorrer os bairros para diminuir cada vez mais os focos da doença, isso é uma questão de saúde muito importante”, disse.
Soldado do Exército Brasileiro auxilia no combate à dengue em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)Soldado do Exército Brasileiro auxilia no combate à dengue em Campinas (Foto: Marcello Carvalho/G1)
Ainda não há definição para as próximas regiões que contarão com as ações, já que o cronograma será realizado semanalmente conforme a necessidade, segundo a Secretaria de Saúde.
Convênio
Campinas perderá os 80 funcionários responsáveis pelo trabalho de prevenção que deixarão os cargos até março. Eles eram contratados por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Hospital Cândido Ferreira, que teve renovação julgada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Com isso, o Ministério Público fez um acordo com a administração municipal para que os funcionários sejam substituídos por servidores concursados.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, a Prefeitura vai chamar 162 pessoas já aprovadas em concursos homologados para ocuparem os postos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário