03/02/2013 - Submarino INS Sindhurakshak em travessia de campos de gelo


Submarino INS Sindhurakshak em travessia de campos de gelo


Severodvinsk, submarino diesel-atomico
RIA Novosti

VOZDARUSSIA - Após uma modernização levada a cabo na cidade russa de Severodvinsk, o submarino indiano de propulsão diesel-elétricaINS Sindhurakshak, de fabricação russa, saiu ao mar e, navegando com seus próprios motores, tomou o rumo do ponto de baseamento no porto indiano de Vishakhapatnam.

O submarino terá de passar pelo mar Branco, lidando com campos de gelo cuja espessura pode exceder três metros. O INS Sindhurakshakesperam aí icebergs flutuando à deriva e rochas de gelo subaquáticas. Encontro com eles não será nada agradável. Os fríos e ventos penetrantes também serão uma experiência dura para os indianos acostumados a um clima tórrido. O submarino indiano navega acompanhado por duas embarcações russas, o quebra-gelos Diksone o rebocador de alto-mar Vitiaz, que o ajudam a abrir o caminho no mar Branco. Perito russo em assuntos militares Vassili Kashin destaca:
“É de suma importância para a Rússia que as obras de manutenção, reparo e modernização de submarinos fornecidos à Índia sejam realizadas antecipadamente e em conformidade com os compromissos assumidos. Dentro em breve espera-se que a Índia vai convocar uma nova licitação para fornecimento de vários submarinos de propulsão diesel-elétrica. É de esperar que haja dura concorrência entre produtores russos e franceses. Este concurso vai ser de muita importância. Portanto, a Rússia se empenha, claro é, em mostrar que irá ser bom parceiro nesta esfera. Inclusive, assegurar manutenção e modernização antecipada do material fornecido”.
INS Sindhurakshak é o quinto submarino de propulsão diesel-elétrica indiano do projeto 877EKM, construído na Rússia e modernizado em Severodvinsk. Desde o ano de 1997, a empresa de Severodvinsk modernizou, por encargo da Marinha da Índia, quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica: os INS Sindhuvir, Sindhuratna, Sindhughosh e Sindhuvijay. Os navios deste projeto foram projetados para lutar contra submarinos e embarcações de superfície do inimigo, assim como defender bases navais, proteger linhas de comunicações costeiras e marítimas e efetuar missões de reconhecimento e patrulhamento.
O submarino foi equipado com o sistema moderno de mísseis Club-S, um sistema de refrigeração modernizado e a estação de radarPorpes. No fim do ano passado, o submarino cumpriu com sucesso o programa de testes fabris, incluindo os testes com lançamento de mísseis e torpedos, em polígonos localizados no mar Branco.
Atualmente, a Marinha de Guerra indiana conta com dez submarinos da classe Kilo de fabricação russa, quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica do projeto 212 alemão e um submarino atômico Nerpa, concedido pela Rússia em arrendamento por um prazo de dez anos. Este último opera na Marinha da Índia sob o nome de INS Chakra. A Índia possui também um submarino nuclear, o INS Arihant, fabricado por construtores navais indianos.
Dentro em breve, a Índia planeja comprar mais seis submarinos de propulsão diesel-elétrica no valor total superior de 10 bilhões de dólares, informou o chefe do Estado-Maior da Armada da Índia. Segundo o almirante Devendra Kumar Joshi, a licitação internacional para fornecimento de referidos submarinos “será convocada no período mais próximo de tempo”. A Índia pretende adquirir submarinos de nova geração, munidos do sistema de propulsão independente do ar (AIP). A Rússia pode oferecer o submarino Amur equipado com o sistema AIP, capaz de funcionar sem acesso ao ar atmosférico. A instalação do sistema AIP assemelha o submarino Amur, enquanto suas prestações, a submarinos nucleares.

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