03/11/2012 - Politico pedem mais prazo, antes do início da retirada de não-índios da Terra Indígena Marãiwatsédé

Políticos de MT pedem mais prazo

RODRIGO VARGAS
Da Reportagem

Congressistas da bancada de Mato Grosso procuraram ontem a Advocacia Geral da União (AGU) para pedir mais prazo antes do início da retirada de não-índios da Terra Indígena Marãiwatsédé, em Alto Boa Vista (1.065 quilômetros de Cuiabá).

O pedido foi feito em conjunto pelos deputados federais Homero Pereira (PSD), Valtenir Pereira (PSB) e o senador Cidinho Santos (PR), em reunião com o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.

A desintrusão da área de 165 mil hectares foi recentemente determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os parlamentares, o “despejo imediato” das “mais de cinco mil famílias” que hoje vivem na área pode levar a um conflito.

“Essas pessoas estão sendo desrespeitadas em seus direitos mais básicos. A Justiça não pode privilegiar alguns e discriminar outros. Isso é promover a injustiça”, disse o deputado Homero Pereira, segundo nota encaminhada por sua assessoria.

A nota afirma, ainda, que Adams se comprometeu, durante a reunião, a propor que a população seja notificada sobre o processo de desocupação ao longo dos próximos 30 dias.

“Adams explicou que é interesse do governo Federal colaborar com o Estado de Mato Grosso para que não ocorra confronto (...) e que irá solicitar reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito para discutir o impasse”, disse a nota.

Um efetivo do Exército está na região em disputa desde a semana passada e já concluiu a construção de galpões onde será montada a base da operação.

O trabalho, segundo a Agência Brasil, irá reunir cerca de 200 homens do Exército, Polícia Federal, Funai e Incra, e deverá se estender por até 60 dias.  DIARIODECUIABA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado