29/09/2012 - Militares de Manaus participam do dia do paraquedista


Militares de Manaus participam do dia do paraquedista

O Encontro dos Paraquedistas Militares acontecerá no 1º Batalhão de Infantaria de Selva neste sábado.

 João Paulo Oliveira - jornalismo@portalamazonia.com
Militares soltarão de paraquedas em Manaus. Foto: FAB/Divulgação
Militares soltarão de paraquedas em Manaus. Foto: FAB/Divulgação
MANAUS – O Comando da 12ª Região Militar vai realizar neste sábado (29) o Encontro dos Paraquedistas Militares de Manaus. O evento acontecerá no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1ºBIS), localizado no São Jorge, zona Oeste da capital amazonense, a partir das 9h.
O dia 29 de setembro marca as comemorações do dia do Paraquedista Militar. A data celebra o padroeiro do grupo, São Miguel Arcanjo.
Na programação do evento haverá demonstração de salto livre, apresentação dos Paraquedistas e almoço comemorativo. Cerca de 300 militares são esperados para a ocasião.
“Nossa finalidade é comemorar o dia do paraquedismo, reunir militares aposentados e convidados exclusivos. Alguns militares fizeram trabalhos específicos para e evento”, ressalta a Tenente Taliane.
O paraquedista mais antigo de Manaus, o Exmo Sr General de Divisão Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, estará presente no evento. Atualmente com 68 anos, ele faz parte do grupo de comandantes da 12ª Região Militar. “Fico contente em poder participar de um evento, onde esteja presente alguém com tanta experiência”, disse o soldado Diego Lyra.
História
A primeira Escola de Paraquedista idealizada pelos militares surgiu no Exército do Rio de Janeiro em 1945. Na ocasião, edificou-se o paraquedismo militar, em 1949, destacando-se o surgimento do primeiro curso no País. Em 1953, foi organizado o primeiro Núcleo da Divisão Aeroterrestre. Em 1971, foi fundada a primeira Brigada Terrestre, mas somente em 1985 foi oficializada com o nome de Brigada de Infantaria Paraquedista.
O curso de paraquedista é feito por militares voluntários, conhecidos como PQDS, que têm como características a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem.     portalamazonia

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário