28/09/2012 - EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA ENCONTRO DOS PARAQUEDISTAS MILITARES DE MANAUS


EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA ENCONTRO DOS PARAQUEDISTAS MILITARES DE MANAUS



O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 12ª Região Militar, realizará amanhã, dia 29 de Setembro (sábado), a partir das 9:00, o Encontro dos Paraquedistas Militares de Manaus, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1ºBIS), localizado na Avenida São Jorge, 650 – São Jorge. 

No encontro haverá demonstração de salto livre, apresentação dos Paraquedistas e almoço comemorativo. Em Manaus servem aproximadamente cerca de 300 militares paraquedistas.

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia do Paraquedista Militar, em celebração ao seu padroeiro “São Miguel Arcanjo”, data celebrada em quase todos os países. Estará presente no encontro o paraquedista mais antigo de Manaus, o Exmo Sr General de Divisão Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante da 12ª Região Militar. 


História

O Exército Brasileiro criou a Escola de Paraquedistas, na cidade do Rio de Janeiro, em 1945, onde edificou-se o paraquedismo militar no Brasil. O primeiro curso de paraquedista militar do Brasil, foi realizado em 1949. De 1953 a 1969, foi o Núcleo da Divisão Aeroterrestre. De 1969 a 1971, foi a Brigada Aeroterrestre e de 1971 a 1985, Brigada Paraquedista, e desde 1985, usa o atual nome de Brigada de Infantaria Paraquedista.

Tradição

Desde a sua fundação, na década de 40, a tropa paraquedista do Exército Brasileiro mantem alguns símbolos e tradições inconfundíveis, que distinguem o paraquedista do Exército Brasileiro dos demais militares. O curso de paraquedista é feito por militares voluntários, conhecidos como PQDS, e tem como características a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem. Estas características forjam a mística paraquedista, cultuada no dia-a-dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis da tropa, o brevê alado prateado, o "boot" marrom e a boina bordô.  amazonasnoticias

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado